sábado, 15 de novembro de 2008

Dionorina in concert


Um som diferente daquele que o público feirense está acostumado a curtir. Dionorina in Concert – De Villa-Lobos a Bob Marley é o título do show que o consagrado reggaeman feirense apresenta no dia 20 de novembro, às 20:00, no teatro de arena do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), numa realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com entrada franca. Os fãs do artista vão entrar em contato com novas possibilidades sonoras desde a música erudita aos chamados ritmos populares.
“Este show é minha trajetória”, revela Dionorina. O repertório foi preparado com base no que ele diz que aprendeu a partir dos estudos feitos no Seminário de Música de Feira de Santana. Antes de eleger o reggae como a referência mais expressiva de sua musicalidade e consciência política, o artista percorreu outros caminhos, transitando do clássico à música popular.
É neste contexto que Dionorina mostra ao público feirense essa experiência inédita vista apenas uma vez há quatro anos, durante temporada de oito meses realizada na Europa. O show que estréia em Feira de Santana é o mesmo que será apresentado em Portugal em maio de 2009, no Festival de Arte, Criatividade e Recreação, que acontece em Funchal, capital da Ilha da Madeira.
Dionorina receberá convidados para participações especiais, como o internacional percussionista Sérgio Otanazetra, atualmente radicado na França, além do compositor Jorge Papapá, autor de sucessos de nomes consagrados da axé music, como Ivete Sangalo e Daniela Mercury. Outra presença anunciada é a do guitarrista Kiko Nascimento, diretor musical do artista.
Ao contrário do que vinha acontecendo, o artista decidiu investir em jovens músicos locais para acompanhá-lo nessa nova temporada no exterior. A banda é formada por Dionorina (voz e violão), Tito Pereira (teclados), Sérgio Canhoto (baixo) e Zé das Congas e Pingo (percussão).
“Descobri alguns músicos que valem a pena a gente acreditar, os novos têm que ver também uma música de qualidade. Estou convidando músicos como Zé das Congas, um percussionista nato, além de ser músico é um artesão. Então eu vou ficar muito grato para pegar energia dessas pessoas e colocar na minha música” diz.
Também vão participar do show mães-de-santo, os afoxés Pomba de Malê e Filhos da Luz e representantes de entidades do movimento negro. Aproveitando a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro –, Dionorina pretende realizar “não um protesto, mas uma afirmação de que todas as religiões falam de Deus. Portanto, o respeito é necessário para que todas sejam respeitadas”. “Não é discurso de esquerda ou de direita, mas da conciliação, do amor, do bem”, proclama.
Além de composições de sua autoria e em parceria com Jorge Magalhães, Mathias Moreno e Manuca Almeida, Dionorina interpreta o Estudo Nº 1, de Heitor Villa-Lobos, e músicas de Jorge de Angélica, outro feirense, Gilberto Gil, Itamar Assumpção, Jorge Papapá, Sérgio Passos, J. Anderson, Edu Casanova, a banda italiana Ganja Mama e Bob Marley.
De acordo com o artista, trata-se de um show mais informal, cultural, cujo objetivo é informar. Por isso, pretende expor mais o seu trabalho em espaços como teatro, “onde possa haver mais interação, uma maior assimilação da mensagem”, o que não é possível em ambientes abertos, em clima de festa.
“Ultimamente tenho tido essa preocupação de que o trabalho do artista é informar, educar, conscientizar e é entretenimento também. Nesse momento, eu estou preocupado em informar ao público de onde vem a música, aquela mensagem, aquele personagem da nossa cidade que a gente canta e às vezes as pessoas não sabem quem é, por quê nós estamos fazendo aquela música”. Além de preparar o show, Dionorina acaba de gravar o seu quarto disco, Sucesso nacional, cujo lançamento ainda não tem data definida.

Nenhum comentário: