sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Compromisso da Santa Casa atualizado e aprovado 100 anos depois


Com a participação de cerca de 150 membros da Irmandade, a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana viveu um momento histórico na quarta-feira passada (14), durante a Assembléia Geral que aprovou a revisão e atualização do Compromisso da Irmandade. O “Compromisso”, datado de mais de cem anos, encontrava-se defasado e, tendo em vista a necessidade de atualizar os estatutos da Instituição, a sua Mesa Diretiva promoveu a atualização do mesmo, que foi aprovada por aclamação da Assembléia.
No ano do seu sesquicentenário (150 anos) a Santa Casa de Misericórdia aprovou as mudanças no Compromisso da Irmandade. Entre as mais importantes mudanças, está a limitação da reeleição do provedor em apenas três vezes. Antes, o provedor, que tem mandato de dois anos, poderia ser reeleito por ilimitadas vezes. Com o novo Compromisso, uma vez eleito, o provedor só poderá se reeleger mais três vezes, o mesmo ocorrendo com os demais membros da diretoria.
Também foi alterada a cláusula que trata da admissão na Irmandade. A partir de agora, para ser admitido como irmão da Santa Casa, o postulante, independente de sexo, etnia ou credo, deverá pagar uma Jóia, cujo valor ainda será estipulado, e poderá ser reajustada a cada biênio, por resolução da Mesa Diretiva.
O Compromisso da Irmandade prevê ainda que é incompatível o exercício de cargo na Mesa Diretiva, de irmão que exerça cargo político partidário. Aquele que registrar candidatura política também deverá se afastar do cargo que estiver ocupando na Mesa.
Conforme o provedor da Santa Casa, Dr. Outran Borges, está previsto para breve um recadastramento de todos os membros da Irmandade, uma vez que muitos já se mudaram da cidade ou faleceram. O recadastramento visa também atualizar endereços e telefones.
No próximo dia 05 de novembro serão realizadas algumas ações comemorativas pela passagem dos 150 anos da Instituição. Entre elas, o relançamento do livro “Assistência e Caridade”, revisado e atualizado pelo seu autor, Dr. João Batista Cerqueira. As eleições para a Mesa Diretiva ocorrerão também no mês de novembro.

Nenhum comentário: