domingo, 19 de agosto de 2012

Sabonete líquido pode prejudicar a saúde

A ciência está na cola do sabonete líquido. Por trás daquele cheiro inocente, existe um inimigo em potencial: o triclosan, uma substância antibactericida. E, segundo uma nova pesquisa, esse produto químico pode prejudicar os músculos do corpo e do coração.
Depois de encontrar vestígios da substância nos dejetos humanos, cientistas americanos decidiram investigar os possíveis riscos. Aí sobrou para os ratos. Expostos ao triclosan (cerca de 12,5 mg/ kg), os bichos apresentaram uma redução de 25% nas funções cardíacas e, uma hora após o experimento, perderam 18% da força muscular.
Os pesquisadores ainda não sabem qual grau de exposição seria necessário para haver algum efeito negativo em nós – nem se realmente poderia dar algum problema -, mas já acham alertar para o perigo. “Em pacientes com insuficiência cardíaca, triclosan poderia ter efeitos significativos, já que é muito usado”, diz Nipavan Chiamviomnvat, um dos autores da pesquisa. “No entanto, sem outros estudos, seria difícil distinguir entre um progresso natural da doença e um fator ambiental, como o triclosan”.
O pior é que se esses efeitos negativos forem mesmo confirmados, a gente vai precisar rever a compra de vários outros produtos: sabonete, pastas de dentes, desodorantes, enxaguatório bucal também tem triclosan.
É, como diria um leitor, num outro post: viver te deixa doente. Melhor levar sem crise.
http://super.abril.com.br/ (Via io9)
Crédito da foto: flickr.com/koekepannie

Um comentário:

Lia Sergia Marcondes disse...

Não é só o sabonete liquido. QUALQUER SABONETE BACTERICIDA. Eu sempre falei mal dos protex e lifebuoy da vida... Está aí a prova de que eu não sou paranóica, nem louca.

Sabonetes bactericidas, sabão de lavar roupas bactericidas... qualquer porcaria destas, aqui em casa não entra!

Não vou viver, nem criar minhas filhas numa bolha, sem desenvolver imunidade ao ambiente.

Essa neurose toda com estes produtos nunca foi sadia e nunca me atingiu. Passo longe...