sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Lydia Hortélio abre o Fenatifs 2016 com palestra sobre a representação da criança através dos tempos

Um convite ao resgate da criança interior, a 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) inicia sua programação na semana da criança, no dia 1º de outubro, às 8 horas no Teatro do Cuca em Feira de Santana, com uma palestra da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio – A Criança Nova... Criança Eterna...
            O evento vai apresentar imagens da cultura infantil através dos tempos, traçando paralelos com o Brasil contemporâneo. Uma representação da criança na arte dos povos: pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, poemas, aforismas, cantigas, brinquedos e fotos de crianças brincando. A palestra é gratuita e voltada para educadores, artistas, estudantes, pais, profissionais liberais e interessados. As inscrições podem ser feitas pelo e mail: [email protected] no período de 16 a 23 de setembro, com limite das vagas.
Dedicada à pesquisa e difusão da cultura da criança e da música brasileira, Lydia Hortélio é ligada a projetos de educação que buscam favorecer o movimento da criança e despertar uma consciência de Brasil. A educadora é responsável por registrar e catalogar as manifestações da cultura brasileira, especialmente na zona rural do município de Serrinha, com uma coleção de mais de 3 mil brinquedos musicais.
O Fenatifs 2016 será realizado no período de 1º a 12 de outubro, em Feira de Santana. A programação inclui mais de 50 apresentações de espetáculos, mostras, debates, exposições e workshops, de grupos de todo o país, voltados para o público infanto-juvenil. 
O 9º Fenatifs tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Eventos Calendarizados 2013 – 2015 (prorrogado para 2016 através da Portaria 220 de 24 de novembro de 2015 da Secult - BA) e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).


Nenhum comentário: