segunda-feira, 7 de maio de 2018

Raízes do analfabetismo e da ignorância


            Ouvindo as pessoas falando e cometendo tantos erros de português em suas falas, fiquei me questionando sobre os motivos que levaram as pessoas a falarem tão errado. E não somente as pessoas sem escolaridade, mas pessoas formadas, como profissionais que lidam diariamente com a fala, como profissionais da imprensa e professores. Conclui que a falência da Família como “Célula Mater” da sociedade, é a causa principal do analfabetismo e da ignorância que grassam no Brasil.
            Antigamente as crianças em idade escolar já chegavam à escola sabendo ler e escrever, pois eram alfabetizadas pelos membros da família. E quando estudantes contavam com a dedicação e o comprometimento dos seus professores, em maioria na escola pública, para com o bom aprendizado dos seus alunos. Para eles era questão de honra que seus alunos fossem bem instruídos. Um mau aluno poderia passar uma imagem ruim do professor que zelava pela sua reputação de bom mestre.

Além disso, havia amigos e colegas solidários que se esforçavam para auxiliar aqueles que estavam com alguma dificuldade em aprender. Lembro que na Residência do Universitário Feirense (RUF), onde eu tinha alguns amigos, muitas vezes alguém perdia um fim de semana para ficar auxiliando algum colega que ia mal em alguma matéria. Era ponto de honra para os “rufiões” que nenhum feirense repetisse matéria na UFBA.
Ler bons livros era obrigação para quem quisesse participar das rodinhas de bate papo. Quem não estava por dentro dos melhores livros, dos melhores filmes, das melhores peças teatrais ou das melhores músicas, ficava mudo nas conversas. E isso era ruim porque sem conhecimento, ficava difícil até para arrumar namorada (o). Um amigo meu descolou uma menina bonita numa festa de uma cidade vizinha, mas ela não conversava. Quando ela resolveu abrir a boca ele terminou o namoro. Descobriu porque era tão monossilábica. Kkkkk
Hoje os bons mestres migraram para o ensino particular, porque o ensino público paga uma miséria aos professores e ainda não oferece condições de trabalho ideais, como segurança, respeito e equipamentos modernos. As salas de aula das escolas públicas são dos tempos das cavernas, se comparadas com as escolas particulares, onde há um PC para cada aluno, com sinal de internet e lousas eletrônicas.
Sob estas condições por mais de quatro décadas gerações de semianalfabetos e ignorantes surgiram, principalmente por causa da falência da estrutura familiar. Um diagnóstico simples: Se os pais não aprenderam, como ensinar aos filhos valores como Educação, Cultura, e respeito pelos seus semelhantes?

Nenhum comentário: