sexta-feira, 14 de junho de 2019

Centenário de Nelson Gonçalves será comemorado no Centro de Cultura Maestro Miro, dia 19

No dia 21 de junho Nelson Gonçalves completaria 100 anos de vida. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Egberto Costa - que mantém acervo em memória no Centro de Cultura Maestro Miro, preparou uma cerimônia em alusão ao centenário do cantor.
O evento está marcado para o dia 19, às 18h30, no Centro de Cultura Maestro Miro. Na oportunidade será exibido um resumo da vida e obra de Nelson Gonçalves, além de apresentações das músicas do artista com participação do Coral Maestro Miro. Também acontecerá um a homenagem a Diógenes de Carvalho, feirense, que era amigo íntimo de Nelson e considerado seu maior fã.  

Nascido em 1919, Nelson Gonçalves marcou sua vida não só pela música, mas pelo esforço e um vasto currículo de atividades, enquanto buscava sucesso no meio musical.
Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Foi também lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo aos dezesseis anos o título de campeão paulista.
Inúmeras vezes reprovado na tentativa de seguir na profissão de músico e incentivado a desistir, finalmente em 1941 conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público, fazendo consolidar carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50.
Em suas mais variadas viagens, no percurso de todo sucesso, fez amizade com um feirense e amante de todas as composições de Nelson Gonçalves. Diógenes de Carvalho não só se tornou amigo íntimo do artista, mas seu maior fã e guardador das suas memórias.
No ano de 2018, com um acervo de discos, radiolas, livros e jornais registrados pelo artista, o amigo mais íntimo de Nelson - que segundo Diógenes ele mesmo afirmava, doou para a Prefeitura de Feira de Santana toda a sua coleção e lembranças que havia recebido.

Nenhum comentário: