sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Campanha Novembro Azul será lançada nesse sábado no CMDI

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine, dá início nesse sábado (9), a partir das 7h, à Campanha Novembro Azul. Está previsto atendimento para 230 homens com exame de ultrassom pré-agendados, através da Central de Regulação, e todos os homens que tiverem solicitação para exames de ultrassom de próstata e vias urinárias.
A importante ação, que tem o objetivo de prevenir e orientar homens contra o câncer de próstata, é promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, que deu início às ações da Campanha Novembro Azul através da Fundação Hospitalar.
A FHFS disponibiliza atendimentos para procedimentos e exames através do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) e do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI).
A expectativa é pela presença de muitos homens no evento, que contará com testes de glicemia, verificação da pressão arterial, orientação para uma alimentação saudável, além de outros atendimentos.
O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no país. "Estima-se que, ao ser diagnosticado no início, 9 entre 10 homens tenham êxito no tratamento", explica Colbert. A partir da segunda-feira (11) todos outros atendimentos estarão sendo disponibilizados normalmente, dentro da programação do Novembro Azul.
De acordo com Raimundo Melo, diretor administrativo do CMDI, aproveitando a campanha do Novembro Azul, cerca de 50 mulheres estarão presentes para fazer o exame da mamografia. “Essa foi a forma que encontramos de encorajar os homens a seguir as orientações das suas mulheres e que venham participar de um tratamento precoce e fazer os exames de prevenção ao câncer de próstata”, salientou. O CMDI está localizado na avenida Maria Quitéria, 2.453.  
Resultados dos exames 
Raimundo Melo alerta para a importância, sobretudo, de os homens buscarem os exames para que seja feito corretamente o diagnóstico precoce da doença. Ele convoca todos os pacientes que fizeram os exames até o dia 23 de outubro, a buscar os resultados no CMDI.
“Devido a agilidade e celeridade dos nossos profissionais e médicos laudistas, estamos entregando os resultados dos exames em um espaço de tempo mais curto para que o paciente, caso necessário, comece o tratamento o mais rápido possível. Essa é a orientação do prefeito Colbert Martins Filho, que por ser médico de formação, entende a importância do tratamento precoce do câncer de próstata”, afirmou Melo.
Realizando uma média de 400 atendimentos diariamente e ofertando cerca de 70 tipos de exames de imagem, como raio-x e ultrassonografia, o CMDI recebe pacientes de Feira de Santana e de mais 28 municípios pactuados. “Com o apoio fundamental de Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, queremos atender bem a todos aqueles que procuram os procedimentos ofertados pelo CMDI”, ressalta.
O CMDI também oferece mamografia, punção mamária, eletrocardiograma e densitometria óssea. “O mês de outubro deste ano substancialmente superou o quantitativo da emissão de exames laudados pelo CMDI, no total de 8.979 procedimentos. Houve um aumento expressivo de 20% em relação ao mês de outubro de 2018 quanto ao Outubro Rosa, por exemplo”, finalizou.

Nenhum comentário: