sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020


Freud explica
A Síndrome de Estocolmo é um distúrbio psicológico que acomete pessoas que são submetidas a um estresse extremo e prolongado através de ameaça de morte, tortura e intimidação, como em casos de sequestros, escravidão ou maus tratos por parte de terceiros. Quando a Síndrome acomete uma pessoa, ela tende a defender seus agressores e até a desejar relacionamentos íntimos com estes. Só assim para explicar como pessoas inteligentes, cautelosas, que sabem diferencias ladrões, farsantes, canalhas, assassinos, de pessoas de bem, ainda acreditem na inocência daqueles que devastaram o Brasil nos últimos 20 ou 30 anos. Os ignorantes, analfabetos, e essa gente que trata partido político como time de futebol, eu entendo. Mas pessoas que conheço desde a infância, estudaram nas mesmas escolas que eu, sei que são inteligentes, não dá pra entender senão através da psicologia.


Epidemia
         É incrível a inversão sobre a compreensão das coisas por parte do povo brasileiro. Tá todo mundo se mijando de medo do Coronavírus, porque já matou mais de mil na China e tem 40 mil infectados. Eu mesmo já disse aqui que o índice de contágio é alto, mas o índice de mortalidade é mais baixo que muitos outros vírus. Morrer mil pessoas na China, é como morrer um no Brasil inteiro. O país tem dimensões continentais e é superpopuloso, na casa de bilhões de pessoas. Todos os brasileiros que estavam lá (cerca de 40), e que foram resgatados pelas forças armadas, estão em quarentena e até o momento não deram sinas de contaminação. Esse medo é injustificado. Enquanto isso, estão morrendo milhares de pessoas aqui no Brasil, vitimadas pela dengue, chikungunya, AIDS, acidentes de trânsito, tudo por causa da nossa falta de higiene e responsabilidade. Isso sim, causa medo.

Povo
         Contam que um velho governador da Bahia (e bota velho nisso) conversava com um possível aliado político, com vistas às eleições que estavam próximas. Depois de fechadas as negociações e acordos, um seu amigo e compadre, que presenciara toda a conversa, falou da sua preocupação com aquela aliança: Compadre, o senhor acha que isso é bom? O que será que o povo vai achar? O velho caudilho redarguiu: Povo, compadre? Me siga. E foi até o quintal onde havia um galinheiro com muitos perus. E gritou: Viva o Brasil! Glu glu glu glu... Gritaram os perus. Então gritou.: Morra o Brasil! Glu glu glu... Gritaram os perus; Então, ele disse: O povo é isso, compadre. Vai apoiar o que eu disser.  Não digo quanto aos povos civilizados, mas no caso do povo brasileiro, ele estava certíssimo. Acreditamos no que queremos e no que nos é conveniente, mesmo que a verdade diante dos nossos olhos nos diga o contrário.

Em boca fechada não entra mosca
         Eu aprendi a sempre agradecer àquelas pessoas que, me flagrando em algum erro, me corrigia. Erros de linguagem, de informações equivocadas, ocasionados por falhas de memória ou por falta de conhecimento e domínio sobre algum assunto, ninguém está livre de cometer. O importante é que, quando alertado por alguém, saiba agradecer. E, caso tenha dúvida, tenha a gentileza de ir conferir em outra oportunidade, buscando nos locais adequados mais informações sobre o assunto. E hoje em dia o Google facilita muito. E eu achava que, como eu gostava de ser alertado sobre meus erros, as demais pessoas também ficariam felizes se eu as alertasse também sobre os seus. Qual o que? Tomei foi muita porrada, na base do “você só que ser melhor que os outros”. Daí que quando eu ouvi numa rádio local a vinheta áudio visual da Century fox sendo usada para anunciar boletins eleitorais, fiquei curioso e um dia perguntei a um operador da rádio se ele não achava que poderia ter problemas. E ele me respondeu na maior cara de pau. Por que? Eu e meu colega fizemos tudo sozinhos. Não ficou bacana? Me limitei a dizer que sim, que eu não era doido de desmentir ele. Afinal, em boca fechada não entra mosca e a gente ainda conserva algumas amizades. Por essas e outras eu deixei de contribuir para diminuir a ignorância no mundo e melhorar o nível da linguagem e da informação. Mas uma coisa eu digo. A maioria das pessoas de hoje em dia deveria falar menos, para que outras não percebam quão imbecis e ignorantes elas são.

Farsante
O vereador de Feira de Santana, Edvaldo Lima, protocolou no MP do Município uma ação pedindo o cancelamento do Carnaval. Eu não o conheço, não sabia da sua existência até então, e nunca sequer ouvi a sua voz. Contudo, posso apostar que ele é um religioso. Mas não creio que sua iniciativa tenha sido por motivos religiosos, mas, apenas buscou um artifício para ganhar notoriedade, chamando a atenção para si através de uma ação tão desarvorada. Como edil, fiscal das observâncias legais, ele tem obrigação de saber que não é da sua competência tal proposição. Mas ele aproveitou da ocasião, pois o Carnaval é visto pela maioria dos religiosos como “coisa de Satanás”, e tentou aparecer e ainda fazer média com os religiosos. Do meu ponto de vista ele é apenas um farsante, ignorante e oportunista, como tantos que pululam os meios políticos. Os eleitores devem ficar atentos a tipos como eles para excluí-los da política não votando neles. Não precisamos de gente assim. Quem escolhermos para nos representar tem que ser gente séria, honesta e competente, e não um aproveitador qualquer.

Paciência
         Deputado do Psol:  O senhor é capanga das milícias e da família Bolsonaro. Ministro Sérgio Moro: O senhor não tem fatos nem argumentos. O senhor só tem ofensas. O senhor é um desqualificado par exercer este cargo. Jó, personagem bíblico, de infinita paciência, perde feio para Sérgio Moro. É como eu sempre digo: Temos que vencer a esquerda com paciência, foco nas questões que interessam ao povo, e inteligência emocional. Coisas que eles não têm e nunca terão.

‘Noça Imprença’
         E a locutora na rádio disse que nós não podemos ser tão “alarmasiados”. Eu, em?

Philosopher
Comunistas: “Falam como Marx, governam como Stalin e vivem como faraós’. Desconheço o autor da definição, mas é perfeita.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali ver as cores e ouvir os sons da minha bela Alvorada Sertaneja


Nenhum comentário: