sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020


Desemprego
         Eu sempre fiquei pensando onde estavam e o que estariam fazendo esses 14 milhões de desempregados de que tanto falam. Isso porque amigos meus, e eu mesmo, quando nos vimos sem emprego, partimos para a informalidade. Eu vendi leite e fiz queijo para vender, montei um sistema de mensagens para datas especiais (aniversários, aprovações, formaturas etc.), fui camelô de Michelin, viajando por esse Brasil afora, proprietário de bares, restaurante, e sempre sustentei minha família. Agora o IBGE revela que os trabalhadores informais no Brasil já são mais que os formais (os empregados). Esse negócio de ficar coçando solenemente o saco enquanto espera um emprego de carteira assinada, é coisa de preguiçoso e vagabundo. Meu pai sempre dizia: Meus filhos, as pessoas pedem emprego, e oferecem trabalho. Isso elas não querem. Cheio de sabedoria o velho.


Execução
         Esse governador da Bahia é de um cinismo sem cabimento. Ele negou policiamento para a inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista, onde estava presente o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (como se a Polícia não devesse dar a proteção a qualquer autoridade brasileira, independentemente de partido político). Talvez na esperança de que outro assassino de aluguel conseguisse matar o presidente. Agora, ele manda 70 policiais para “prender um miliciano carioca que estava acoitado no rancho de um político filiado ao Psol, no município Esplanada. O sujeito foi morto e tentaram cremar o corpo rapidamente para evitar que a perícia descobrisse que ele foi morto com tiros de fuzil a queima roupa, o que caracteriza a execução sumária. O sujeito era um poço de informações sobre quem matou e mandou matar a vereadora Marielli, um crime sobre o qual a TV Globo montou uma farsa grotesca par tentar envolver o presidente Bolsonaro. E agora ele tem a cara de pau de afirmar que a polícia agiu corretamente, matando um perigoso bandido procurado, que tem ligações com o presidente da República. Não existe punição pra esse tipo de descaramento não?

(Des)UNE
         E os deputados brasileiros, hem? Deixaram caducar uma medida provisória que permitia aos estudante obter a carteira estudantil digital, de graça, e agora eles terão que solicitar o documento à (Des)União Nacional de Estudante, pagando R$ 35 pilas par a entidade que, aliás, só serve pra fazer isso e não une em nada a categoria. E ainda explora e faz política. Parabéns deputados! Os estudantes por certo se lembrarão disso na hora de dar um voto. Não faltará quem os lembre.

Imposto Único
Essa foi uma ideia que poderia ter mudado o destino econômico do Brasil. Haveria apenas um imposto de 1% sobre toda e qualquer movimentação financeira. Um paraíso. Acabavam-se os tormentos com a sonegação, declarações do Imposto de Renda, atrasos, multas, tudo. Segundo os cálculos da época, o Governo arrecadaria mais, haveria mais investimentos no mercado, inclusive de capital externo, mais empregos, salários melhores, tudo seria muito melhor para todos. E por que essa maravilha não foi aprovada? Os banqueiros foram ao Congresso e disseram que se fosse aprovado o imposto único eles perderiam capital de giro e não haveria dinheiro para financiar campanhas políticas. Os deputados e senadores, é claro, derrubaram o projeto. Mas, não perderam a viagem. Criaram e aprovaram o projeto Contribuição Provisória (que virou permanente até que foi extinta) sobre Movimentação Financeira (CPNF). Lembram-se dela? Pois é. Mesmo quando a ideia é boa, os políticos a transformam em merda. E nós sempre pagamos o pato.

Huck
         Comentários nas redes sociais dão conta de que Luciano Huck deverá ser demitido da rede Globo. Talvez acostumada a lidar com as bestas amestradas pelo PT, a direção da Globo acredite que todo mundo caiará nesse golpe. Eu pergunto: Demitido ou desincompatibilizado, para poder começar sua carreira política em 2022 e ser o candidato do grupo Globo para presidente da República? Pobre Globo! Nem menti direito sabe mais.

Lema
         Toda grande empresa ou instituição tem um lema que faz questão de deixar bem à vista para todos que a visitem. Quase sempre esse lema é criado pelo dono da empresa e deixa transparecer um pouco do seu caráter. Certa vez li o seguinte lema numa placa: “Não temos amigos a ajudar, nem inimigos a prejudicar. Temos fatos para noticiar”. Vi isto na redação de uma afiliada da TV Globo, e o Lema era creditado ao fundador do grupo Globo, Roberto Marinho. Os seus sucessores jogaram o lema no lixo.

Uma chapa “alimentar”
         Ouço no rádio que o candidato a prefeito pelo PT, deputado Zé Neto, deverá ter como vice o dono dos supermercados São Roque, que também se chama Roque. A família é atuante na política no Município de Pé de Serra, e nunca se ouviu falar da atuação política de qualquer membro da família em Feira de Santana. E o radialista que deu informação, disse não entender o que Zé Neto espera obter de vantagem nesta aliança. Elementar, meu caro radialista. Zé Neto quer dinheiro para a campanha, e isso o tal do Roque tem. Este, por sua vez, como bom comerciante, espera obter favores comerciais num possível governo do petista. Isso é o que se pode chamar de uma chapa “Alimentar”.

Philosopher
Bons tempos eram aqueles em que para ter um furo jornalista não tinha que dar o “furo”. (Palos Mares)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali recuperar pra mim aquele lema que a Globo jogou no lixo.

Nenhum comentário: