sexta-feira, 27 de março de 2020


Hipocrisia e demagogia

         O presidente Bolsonaro disse: “Eu, pelo meu histórico atlético, se for contaminado (pelo corona vírus) teria no máximo uma gripezinha ou um resfriado”. Mas os hipócritas e demagogos deturparam suas palavras e espalharam a falsa notícia de que ele teria dito que o corona vírus causa apenas uma gripezinha ou um resfriado. Talvez aí, num ato falho, repetindo o que disse o ex-presidiário Lula, em 2009, em relação ao vírus causador da gripe H1N1, que matou milhares de pessoas pelo mundo afora. Os ignorantes e analfabetos suportam essas mentiras, essa demagogia e hipocrisia dos adeptos da antiga política, como Ciro Gomes, que recentemente apareceu em vídeos chorando porque “o vírus irá chegar às favelas e palafitas”, para logo em seguida, dirigindo-se a uma mulher que reclamava porque foram construídos estádios de futebol e não hospitais para atender aos pobres como ela, dizer, asperamente: “Vá tratar da sua mãe”!

A cadeia produtiva

         Muita gente não entendeu e outros fingiram que não entenderam, as palavras do presidente quando disse que achava que já se podia voltar à normalidade, revendo as condições da quarentena, preservando os doentes e idosos, e liberando os jovens para ir e vir, tomando os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias, porque se a economia paralisar, uma crise muito pior haverá de bater às nossas portas. A cadeia produtiva tem que continuar. As pessoas vão às feiras livres, supermercados e mercearias, mas não pensam que cada produto para chegar até ali passou por um longo processo: Alguém plantou, alguém colheu, alguém beneficiou, alguém transportou até chegar aos estabelecimentos comerciais. O Mesmo acontece com os produtos industrializados. Então, se todo mundo ficar em casa, quem irá fabricar, plantar, transportar e comercializar?



Ronaldo Caiado

         Eu o conheço desde os tempos da União Democrática Ruralista (UDR). Ele esteve várias vezes aqui em Feira de Santana. Era amigo do fazendeiro Décio Carvalho, com cuja filha, ele se casou. Fui, como repórter, a vários eventos dos quais ele participou ativamente. Sei que ele é um homem íntegro, inteligente, e médico humanitário, antes de ser um fazendeiro e político. Foi apoiador de Bolsonaro da primeira hora. Então, forma-se uma verdadeira concentração de pulgas atrás das minhas orelhas, quando ele se alia aos desafetos do presidente, sem motivo aparente, e repete a mentira que o presidente teria dito que o corona vírus causa apenas uma gripezinha ou resfriado. NÃO FAZ SENTIDO. As contas não batem. E aí cresce a certeza dentro de mim de que está sendo orquestrado um golpe para derrubar o presidente, pois até aliados tradicionais estão pulando fora do barco. Algo de muito podre está acontecendo. É tudo que o Brasil e os brasileiros não merecem e não precisam.



Mordaça a caminho

         A gente sabe que tudo que o presidente faz ou diz, a esquerda entra logo com um pedido de impeachment. Já virou piada. Mas tem um deputado corrupto, Alexandre Padilha (PT), acusado de receber R$ 3 milhões em propinas, e por isso mesmo deveria estar preso, ou pelo menos afastado do cargo até que fosse julgado culpado ou inocente, que entrou com um Projeto de Lei, no mínimo curioso. Ele prevê que, caso o presidente não acate recomendações das autoridades sanitárias, se torne passível de impeachment. Não satisfeito, ele põe embutido no mesmo projeto, limites para a liberdade de expressão na Internet. É ou não é um canalha cínico?



Imprensa

         A imprensa, principalmente a grande imprensa, foi responsável por disseminará o pânico e a histeria entre a população, sobre o corona vírus, e defende ferozmente que todos, sem exceção, devem ficar em casa. Mas, jornalistas estão trabalhando normalmente, como se fossem imunes ao vírus ou dotados de superpoderes. Eu entendo que eles são necessários e precisam manter a população informada. Mas, e os demais trabalhadores, como agricultores, operários, motoristas, carregadores, comerciários, comerciantes, profissionais da saúde, e tantos outros que fazem o mundo funcionar, não devem trabalhar também? Repito: Basta tomar os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias. A vida continua. O mundo não pode parar.



Quarentena

         Essa nós, eu, minha mulher e meu filho, tiramos de letra. Eu e ela, porque somos aposentados, e meu filho porque está trabalhando em casa. Eu e ela, com mais de 60 anos, e principalmente eu que sou diabético, corremos mais riscos. Então, quem sai de casa para fazer compras e efetuar pagamentos, ou resolver qualquer assunto, é meu filho. E quando ele volta, deixa os sapatos do lado de fora da casa e calça o que ele vai usar dentro de casa. Além disso vai direto para o banheiro, trocar de roupa e colocar a roupa suja no balde, lava o rosto e as mãos com água e sabão. Assim, corremos mínimos riscos. Agora quem tem medo de morrer fique sabendo que viver é algo muito perigoso.



Quem vive de promessa é santo

Eu já disse que o governador Rui Costa promete, mas não cumpre e mente que nem se sente. Nesta quinta feira (26) ele botou falação no rádio sobre o que o seu governo está fazendo para combater o corona vírus. Mas Feira de Santana ainda não sentiu sequer o cheiro desse “trabalho”. Vejam o que diz o prefeito Colbert Martins: “Até o momento o governo do Estado não liberou nenhum recurso federal para Feira de Santana. Estamos enfrentando essa situação do corona vírus, com muito trabalho, empenho e comprometimento. Seguimos investindo em nossa cidade trabalhando pelo bem de toda população. O governo do Estado precisa repassar os recursos para Feira. Mesmo sendo a primeira cidade do Estado a confirmar caso de corona vírus, ainda assim o governador não priorizou nossa cidade e até o momento não repassou nenhum recurso federal. O governo do Estado recebeu 30 milhões do governo federal na semana passada e mais 44 milhões ontem, e até agora nada veio para Feira. Estamos fazendo nossa parte, mas é preciso que os governos Federal e Estadual colaborem”. Com esse comportamento eu só posso deduzir que, num ano de eleições municipais, o governador já jogou a toalha. Ou seja, sabe que seu candidato vai perder e não vale a pena investir na cidade.



Philosopher

“O erro dos sabidos é achar que todo mundo é besta”. (dito popular) 

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*



Por hoje é só que agora eu vou ali tentar descobrir o que se está tramando no submundo da política.

Nenhum comentário: