terça-feira, 26 de maio de 2020

Feira tem mais de 2 mil notificações de dengue e chikungunya

O índice de infestação preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1% e Feira de Santana apresenta 1.9%, o que ele considera como médio risco.
 
A cidade de Feira de Santana já registrou neste ano mais de 2 mil notificações de dengue e chikungunya. A informação é do coordenador do Centro Municipal de Endemias, Edilson Matos. Segundo ele, as notificações de dengue contabilizam 952 casos.
“Estamos com 2.158 notificações. Dessas notificações, nós temos dengue com 952, dengue com sinal de alarme 24 e dengue grave graças a Deus nós não temos nenhum. Os casos descartados são 450 e aguardando o encerramento são 532. Comparando ao ano passado a situação não quer dizer que está fora de controle, mas é para agente tomar os cuidados e a população tem que nos ajudar, porque daí a pode aumentar que nem aconteceu o ano passado. Chikungunya nós estamos hoje com 1471 casos. Estão descartados 138 confirmados 715 e aguardando o encerramento 618. Zika temos poucos casos, mas estamos alertas para tomar as medidas de segurança necessárias”, pontuou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Edilson Matos afirmou ao Acorda Cidade que o índice de infestação preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1% e Feira de Santana apresenta 1.9%, o que ele considera como médio risco.
Ele salientou que esses dados fazem com que o trabalho seja reforçado e ele pontuou que há parceria da Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Serviços Públicos e também a Secretaria de Educação.
“Hoje nós temos um contingente bom para o trabalho que nós estamos realizando em Feira de Santana. Temos 13 bombas costais motorizadas e um carro fumacê que ajuda no bloqueio do mosquito. O trabalho não para, trabalhamos de domingo a domingo, cortando a cadeia de transmissão”, disse.
O coordenador do Centro de Endemias relatou que houve uma mudança na inseticida utilizada e o órgão aguarda que a nova inseticida seja enviada pelo Ministério da Saúde, enquanto isso, os agentes de endemias estão utilizando para o trabalho uma larvicida que está vencida, mas o ministério normatizou que pode ser feito o uso.
“O Malation é o produto que usamos que é para deixar o mosquito estéreo. Foi feita uma pesquisa e foi comprovado que pubicida não está surtindo efeito. Mas, como dependemos do governo federal para enviar para o estado o estado e o estado enviar para o município, nós estamos aguardando um novo porque tudo que chega tem que haver um treinamento e tem que ter a dosagem correta porque tudo tem que ter critério de utilização”, finalizou. (Acorda Cidade)

Nenhum comentário: