sexta-feira, 22 de maio de 2020



Números
            O senhor André Bianchi, que é consultor do jornalista Alexandre Garcia, se deu o trabalho de recolher os registros de óbito junto aos cartórios brasileiros, de 16 de março até 18 de abril. Ele encontrou números esclarecedores. Senão, vejamos: No mesmo período, no ano passado, morrerem no País, de pneumonia, 38 mil; De insuficiência respiratória, 16,8 mil. Este ano, no mesmo período, de pneumonia já morreram 29,5 mil, e 15,5 mil de insuficiência respiratória. Já o vírus chinês, matou este ano, de março até agora, cerca de 16 mil. Ou seja: Este ano já morreram 45 mil pessoas de pneumonia e insuficiência respiratória, cerca de 30 mil a mais do que os mortos da pandemia. No ano passado, sem Pandemia, no mesmo período morreram cerca de 69 mil pessoas, e ninguém parou o País por isso. Tirem suas próprias conclusões.
Ainda sobre números
            Terça-feira passada eu ouvia um programa de rádio local e os apresentadores falavam do aumento de casos confirmados de infectados pelo vírus Chinês. Ainda que tivessem salientado que, agora, os laboratórios particulares estão fazendo testagem, ao mesmo tempo afirmavam que “houve um significativo aumento de casos”. Isso é insultar a inteligência das pessoas. Se há mais laboratórios fazendo testagem, é claro que há mais casos sendo detectados. Não houve aumento de casos, apenas mais casos estão sendo identificados. Eles já estavam aí. Só que não se sabia, por falta de testagem. E claro que há muito mais casos que ninguém nunca vai saber que existiram. Mas, o fato realmente significativo, eles não divulgaram. A cidade está com quatro óbitos causados pelo vírus chinês (um dos quais adquirido dentro de um hospital em Salvador). Isso não é jornalismo, é desinformação e alarmismo injustificado. E o que é pior, o comércio, que nada tem a haver com isso, foi quem pagou o pato.

Leões e jacarés
           
Deu na Internet que o governo da Rússia soltou cerca de 500 leões nas ruas para  que as pessoas fiquem em casa, garantindo assim a quarentena contra o vírus chinês. Sugerimos ao prefeito Colbert Martins que mande soltar os jacarés da Lagoa Grande nas ruas de Feira de Santana, para ter a certeza de que as pessoas vão ficar em casa. Só quem não vai gostar da medida é o repórter fotográfico, Reginaldo Tracajá, partidário do mote ecológico “Fica Jacaré”.


Jornalismo
            Professor de Ética da Comunicação, Carlos Alberto di Franco: “Democracia reclama um jornalismo vigoroso e independente, comprometido com a verdade possível. Jornalismo de qualidade exige cobrir os fatos, e não nossas percepções subjetivas. Analisar e explicar a realidade, não nossas preferências, as simpatias que absolvem ou as antipatias que condenam. Isso faz toda a diferença e serviço à sociedade”. Para ler o artigo completo acesse o link https://carlosalbertodifranco.com.br/jornalismo/jornalismo-propositivo-e-inspirador.html

Cloroquina
            Vivi o suficiente para ouvir um governador se recusar a fornecer para a população do seu Estado um medicamento largamente utilizado em outras regiões do país, com efeitos positivos, apenas por questões políticas. Nem os piores ditadores fizeram isso. A não ser com escravos, é claro. E o que é pior. Ainda tem quem defenda essa atitude. Eu, hem!

Febeapa
            Este título é uma sigla criada pelo jornalista/humorista Sérgio (Stanislaw Ponte Preta) Porto, para dois livros que ele escreveu na década de 60, tratando com muito humor do Festival de Besteiras que Assola o País. Se vivo fosse, ela poderia lançar uma nova edição atualizada do livro a cada semestre. Agora mesmo a Câmara Federal aprovou e vai para o Senado, um Projeto de Lei que obriga o uso de máscara em todo o território Nacional. Isso implica em dizer que em todo e qualquer município, distrito, povoado ou acampamento, mesmo que não tenha um só caso de Covid-19, estará obrigado a usar máscara, sob pena de ser multado, ou quem sabe, até ser preso. Não fosse o absurdo da lei, eu gostaria de saber como se fará para aplicar as multas. Vamos ter que usar placas, como os veículos motorizados? A lei prevê que a população vulnerável, que não receber máscaras do setor público, não será multada. Então, como separar vulneráveis de não vulneráveis? Vão emitir carteirinhas? E cobrar por elas? O governo terá que dar máscaras para cerca de 200 milhões de pessoas, todos os dias, porque elas se deterioram. Vai ter máscara pra todo mundo? Quem vai pagar? De onde vai sair o dinheiro? Os deficientes mentais também estão livres de usar as máscaras, como se não pudessem ser contaminados ou contaminar os outros.

Regina Duarte
            Quem caiu na conversa de que Regina Duarte havia deixado o governo, quebrou a cara. Quase imediatamente à publicação da fake nas redes sociais, ela apareceu ao lado do presidente anunciando que havia sido presenteada por ele. Ela volta para São Paulo, para trabalhar como diretora da Cinemateca, que é uma coisa que ela desejava e que fica ao lado da sua casa, podendo assim estar sempre perto da sua família. Sorry, esquerdopatas!

Caboqinho
            Entristecido com o falecimento do cantador repentista, advogado e colega radialista, José Crispim Ramos, o querido Caboquinho, que alegrava as noites de poesia de cordel, formando dupla com seu pai, o cantador repentista Dadinho, e depois que este faleceu, com seu irmão, também cantador repentista e poeta, João Crispim Ramos, que (creio que ainda é) presidente da Associação dos poetas repentistas do Brasil. Caboquinho criou o Festival de Violeiros, lá pelos idos anos 80, quando eu estava iniciando a minha carreira, e tive o privilégio de cobrir o primeiro festival, no ginásio de esportes do Colégio Municipal. Perde Feira de Santana e a poesia nordestina um dos seus mais ilustres representantes. LUTO! Eu e Maura nos solidarizamos com os seus familiares neste momento de tristeza e dor. Siga em paz, amigo!

Dica musical
A minha dica musical esta semana é a Balada do Louco. Composição de Arnaldo Baptista e Rita Lee, que aparecem neste videoclipe dos Mutantes. É bom de ver eles no auge da carreira e da juventude, com Arnaldo sem os efeitos das drogas e do acidente que quase o matou. A canção questiona a “loucura”. O que é ser louco? É ser diferente, não seguir os padrões impostos pelas sociedades? Ser tolo? Um louco pode ser feliz? O que é a felicidade? Embarque sua mente nesta genial viagem pelos caminhos da loucura musical dos alegres, excêntricos e talentosos Mutantes, um dos grupos melhores (senão o melhor) do Tropicalismo. Link no You Tube https://www.youtube.com/watch?v=6Hs8_oqVfZI

Philosopher
Papagaio que acompanha João-de-Barro, vira ajudante de pedreiro (dito popular)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali tomar uma Tubaína, (oops) digo, Cloroquina

Nenhum comentário: