terça-feira, 30 de junho de 2020

Feliz dia do caminhoneiro!

Hoje, 30 de de junho, é comemorado o Dia do Caminhoneiro. Profissionais dedicados, os caminhoneiros passam longos períodos longe de suas famílias, garantindo seu sustento e fazendo com que o país siga funcionando. Se esses profissionais pararem, o Brasil para. Já tivemos provas disso.
Provavelmente você já deve ter visto mais de um dia sendo usado para comemorar o dia do caminhoneiro. Pois é! No Brasil, essa data é tão especial e importante que é comemorada em três dias diferentes, 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro.
Mas você sabe o motivo? Elas surgiram por razões diferentes. O dia 30 de junho é comemorado em São Paulo, pois em 1986, o então governador do estado Franco Montoro, assinou uma lei que colocou o dia trinta como sendo o Dia do Caminhoneiro, ou seja, é uma data regional.
Na data de 25 de julho é comemorado o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. A mais importante, a mais lembrada e a mais antiga, sendo celebrada desde o século XV. 
Conta a história que São Cristóvão era um homem forte, que desejava servir o homem mais poderoso do mundo. Quando descobriu que este era Jesus, se converteu e passou a morar próximo a um rio, ajudando pessoas a atravessá-lo. Um certo dia, carregou um menino que ia ficando mais pesado à medida que se avançava. São Cristóvão reclamou que a sensação era a de carregar o mundo em seus ombros, quando o menino respondeu: “não está carregando o mundo, está carregando o seu criador. Eu sou Jesus, aquele a quem você serve”.
A última comemoração é em 16 de setembro, definida em 2009 como Dia Nacional do Caminhoneiro. Apesar de 16 de setembro ser a data oficial, é em 25 de julho que mais se comemora.
A profissão é muito especial e por isso merece ser comemorada e lembrada por todos nas três datas diferentes.


Nenhum comentário: