quinta-feira, 30 de julho de 2020

Feira teve ganho de empregos formais em junho, mas fecha 1º semestre com saldo negativo

Junho foi o segundo mês no semestre que a diferença entre empregados e desempregados apresentou-se positiva em Feira de Santana. O saldo foi de 35 postos de trabalhos com carteira assinada. O outro mês foi janeiro com 73 vagas.
Entretanto, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apresentou que o saldo foi negativo no primeiro semestre com o fechamento de 4.195 postos de empregos formais – foram contratadas 13.487 pessoas e demitidas 17.682.

As demissões estão relacionadas ao agravamento da pandemia da Covid-19, principalmente nos meses de março (saldo negativo de 473 vagas), abril (2.429) e em maio (1.360). No trimestre da pandemia, 4.267 vagas de empregos foram fechadas.
O pico do fechamento de postos de empregos  foi em abril, maior em 500% ao registrado em março. Mas em maio o percentual de perda foi 56% menor em relação ao mês anterior.
O saldo positivo em junho não sinaliza que novos postos de empregos formais em Feira de Santana serão maiores do que as demissões nos próximos meses – crescimento está condicionado a várias variáveis. Mas confirma a tradição local das contratações realizadas neste mês.

Nenhum comentário: