sábado, 17 de outubro de 2020

Congresso e STF estão se lixando para as nádegas do povo

César Oliveira
Com o aberrante habeas-corpus dado pelo ministro Marco Aurélio ao traficante Andre do Rap, condenado em Segunda Instância -, e depois derrotado por 9x1, no Plenário- o STF, mergulhou em um pântano moral sem precedentes, embora sua degradação já venha em um longo processo e que acentuou-se sob a medíocre presidência de Dias Toffoli. Marco Aurélio já deu vários habeas-corpus a outros traficantes da mesma faccão criminosa, em impressionante regularidade. Nesse, sequer deveria ser o juiz que responderia ao pedido.

Do outro lado, no Congresso,  os exemplos são tão aberrantes como no STF. A Câmara tem uma deputada, Flordilis, acusada de matar o marido, usando tornozeleira eletrônica, mas que consegue manter o mandato. Agora, o Senador Chico Rodrigues, é surpreendido pela PF com dinheiro escondido entre suas nádegas. Ao mesmo tempo, outras denúncias contra ele começam a surgir.  E mesmo asim, os colegas já começam um movimento para que  não seja cassado no Comitê de Ética. 

Ambas instituições parecem indiferentes ao cidadão, como se não lhe devessem nenhuma satisfação, nenhum respeito.

Afundam em um pantâno do qual parecem incapazes de sair. E só mudarão se o povo estiver nas ruas. 

Suplência no Senado é uma aberração política

Caso o Senador Chico Rodrigues seja cassado o cargo será assumido por seu filho. Há Senadores que se afastam por um curto período, mas o bastante para que seu suplente assuma e ganhe direito a aposentadoria.

A vaga de suplente é uma forma de trapacear com a Justiça, com o eleitor. Ainda que o cargo seja perdido por corrupção o mandato continuará sendo sua capitania hereditária, e ocupado por um escolhido seu que não recebeu nenhum voto, ao invés do segundo mais votado na eleição.

É uma aberração, uma prebenda, uma sinecura, inaceitável. 

 

Nenhum comentário: