sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Prefeitura reforça orientações sobre os cuidados de proteção contra a Covid 19

Com o recente aumento no número de casos da Covid 19 em Feira de Santana, a Prefeitura volta a insistir que as pessoas redobrem os cuidados contra a doença. Para o Governo Municipal, mesmo com o início da vacinação, o distanciamento social e o uso de máscaras continuam sendo as medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço do coronavírus.

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus volta, portanto, a alertar: a transmissão da doença ocorre de uma pessoa contaminada para outra por contato próximo ou por meio de toque ou aperto de mãos, através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas.

Por isso o uso da máscara é indispensável, principalmente em locais onde não é possível manter uma distância mínima de segurança de outras pessoas. Além da máscara, outras medidas de proteção são essenciais para diminuir a transmissão do vírus: limpeza frequente das mãos com água e sabão e distanciamento físico de dois metros de outras pessoas. É importante destacar que o álcool em gel não substitui a higienização das mãos. Ele deve ser utilizado sempre que a pessoa não puder lavá-las.

Caso esteja com sintomas compatíveis com a Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame. Principalmente se for idoso ou doente crônico.

Vale salientar que o período de sintomas determina qual exame será realizado. Todas as orientações para isolamento domiciliar, cuidados respiratórios e entre outros serão prestados na própria unidade.

Nenhum comentário: