quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Secretaria de Saúde investiga mais de 40 casos suspeitos de reinfecção em Feira de Santana

Mais de 40 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19 estão em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. Todos estes casos apresentaram resultado positivo para a doença pelo exame RT-PCR, pela segunda vez, em um intervalo mínimo de 90 dias.

Segundo a médica infectologista e coordenadora do Comitê Gestor de Controle ao Coronavírus, Melissa Falcão, somente esta evidência não conclui que os casos realmente são de reinfecção. Para isso é preciso analisar se as amostras destes pacientes tratam-se de um vírus diferente.

Outro alerta é que a muitas pessoas que testaram positivo no inicío da pandemia, ou nos meses seguintes, estão novamente se infectando, com um intervalo maior que 90 dias.

“Inicialmente achamos que era uma algo com pouca frequência, mas vimos que isso acontece mais do que é relatado. Até o momento não conseguimos determinar uma genotipagem, já que as amostras iniciais estão com o Lacen”, frisou.

A infectologista pontuou ainda sobre a importância das medidas preventivas, já que o município tem enfrentado aumento de internações e alta taxa de ocupação de leitos.

"Peço para que todos se cuidem, principalmente os jovens com saídas desnecessárias e aglomerações. Estamos com uma alta taxa de ocupação de leitos, que já chegou a 100% em um certo momento”, alertou Melissa.

Nenhum comentário: