terça-feira, 15 de junho de 2021

Gesto Solidário

Estamos na Semana Mundial do Doador de Sangue. Para salvar um ser humano, que necessita de sangue, é, absolutamente, indispensável que outro ser humano se disponha a doar um pouco de seu próprio sangue. Não há outra forma. A ciência, ainda, não conseguiu descobrir um composto químico que possa substituir o sangue humano.

O SANGUE humano é um dos bens mais preciosos que existem. É um recurso extraordinário para salvar vidas. Em caso de acidentes graves ou cirurgias, o sangue é a única alternativa viável para preservar uma vida. É necessário repor o que foi perdido e a única fonte disponível, desse bem precioso, é o ser humano. Doar Sangue é um gesto solidário e cristão.

DOAR sangue é partilhar vida. Não doar é reter, egoisticamente, o dom da vida. A vida tem, por excelência, o privilégio de poder ser partilhada. Assim, como qualquer órgão, o sangue é vida que se refaz, que revigora, que fortalece a própria vida na vida do outro. Doar sangue é fazer o bem sem olhar a quem. Doar sangue é fazer florescer a esperança na vida de muitas pessoas.

PORTANTO, quem doa sangue não faz apenas um favor, mas cumpre um dos gestos mais nobres que podem ser feitos a uma pessoa em necessidade. Poder doar sangue é poder ser alguém que partilha vida, que liberta e resgata vidas em perigo. Preservar o sangue de doenças contagiosas é preservar a vida. Sangue é uma questão de responsabilidade com a vida. O sangue é um símbolo de vida.

A NOSSA FÉ nos dá a certeza de que, apesar dos obstáculos, a vitória final será de quem estendeu os braços para doar sangue e vida em favor de um ser humano, imagem de Deus. A vitória será dos homens e mulheres que souberam amar a vida, a vida de todas as pessoas, independentemente, de cor, sexo, religião ou condição social. Lembre-se: doar sangue é rápido, simples e seguro.

JESUS nos disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Somos colaboradores do Deus da vida nesta sublime missão de doar sangue para salvar vidas. Somos os mensageiros que, em meio às contradições, conflitos e desafios urgentes deste século, queremos desfraldar a bandeira da vida. Que haja sangue e vida abundantes para todos!

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

 

Nenhum comentário: