sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Teste de computador pode detectar autismo e déficit de atenção mais rápido

 

Um novo teste desenvolvido por pesquisadores dos EUA pode detectar autismo e déficit de atenção em crianças de forma mais rápida. - Foto: reprodução/saudementalatibaia
Um novo teste desenvolvido por pesquisadores dos EUA pode detectar autismo e déficit de atenção em crianças de forma mais rápida. - Foto: reprodução/saudementalatibaia

Esperança para descobrir mais cedo o autismo e o déficit de atenção em crianças. Um novo teste desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Indiana, nos EUA, permite a detecção rápida de sinais dos dois tipos de transtorno.

O método é simples e envolve um sensor que monitora o movimento do braço quando o paciente toca na tela.

A análise dos dados foi facilitada pelo uso da inteligência artificial, após 12 anos de pesquisa.

Morango do amor: por que doce 'viral' preocupa dentistas

 

Doce que viralizou nas redes sociais é feito com morangos cobertos com brigadeiro branco e envoltos por uma camada espessa de caramelo vermelho brilhante

O "morango do amor" virou a nova febre da confeitaria brasileira. Coberto com brigadeiro branco e envolto por uma camada espessa de caramelo vermelho brilhante, o doce conquistou milhares de fãs nas redes sociais.

A aparência é atraente para muitos, e os inúmeros vídeos que circulam online têm despertado curiosidade e feito as vendas dispararem nas docerias do país.

Mas por trás do sucesso açucarado, há um alerta grave: o Conselho Federal de Odontologia (CFO) chamou a atenção para os riscos que o doce representa à saúde bucal. O "morango do amor" pode causar danos aos dentes, comprometer próteses e restaurações — e até provocar fraturas dentárias.

Lançamento do livro de Rui Rezende marca abertura da Exposição Panorama

 

Mostra fica aberta ao público até 6 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira

A 17ª edição da Exposição Panorama reúne fotografias que exploram diferentes ângulos, olhares e perspectivas. A abertura aconteceu nesta quinta-feira (7), no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC).

Um dos destaques da noite foi o lançamento do livro Agricultura Familiar, de Rui Rezende, conhecido pela sensibilidade em registrar a relação entre a vida e a natureza. A obra reúne imagens feitas a partir de 2009 e presta homenagem aos trabalhadores do campo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Flipelô é o carnaval das Letras no Pelourinho, diz curador

 


Costumeiramente lotado quando recebe shows musicais ou durante o carnaval, o Pelourinho ficou cheio na noite de ontem (6) para algo mais inusitado: uma peça de teatro.

Dirigida por Gil Vicente e inspirada na obra do autor de telenovelas e escritor Dias Gomes (1922-1999), o musical Os dias bem amados: vida e obra de um autor baiano marcou a abertura da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, atraindo um grande público para o centro histórico de Salvador.

Mercado de Arte promove homenagem antecipada ao Dia dos Pais com shows neste sábado (9)

Programação contará com apresentações musicais que prometem emocionar o público e valorizar a cultura local

Em celebração ao Dia dos Pais, o Mercado de Arte Popular (MAP) será palco de uma programação especial neste sábado, 9 de agosto, das 11h às 16h. A ação, promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDEC), contará com apresentações musicais que prometem emocionar o público e valorizar a cultura local.

A primeira atração será um show da MR Escola de Música em parceria com o Grupo Violão das 11, das 11h às 13h. Coordenada pelo músico, professor e instrumentista Marcos Rocha, a MR Escola de Música tem se destacado na formação de talentos nas áreas de canto e instrumentos musicais. O Grupo Violão das 11 é composto por alunos dos cursos de violão, contrabaixo e percussão, e nasceu dos encontros semanais realizados na escola.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Veja os países que já aceitam o Pix brasileiro para pagamentos

 

Vários países já aceitam Pix e os brasileiros comemoram a evolução no sistema de pagamentos. - Foto: BC
Vários países já aceitam Pix e os brasileiros comemoram a evolução no sistema de pagamentos. - Foto: BC

O Pix, criado pelo Banco Central do Brasil em 2020, caiu nas graças dos brasileiros e hoje é o meio de pagamento mais usado no país. Mas, para além das fronteiras nacionais, essa ferramenta também está ganhando o mundo. Por meio de fintechs e empresas de tecnologia financeira, o Pix já pode ser usado como forma de pagamento em vários destinos internacionais muito frequentados por brasileiros.

A ideia é simples e genial: mesmo que o Pix não permita transferências internacionais de forma direta, ele se conecta a serviços intermediários que fazem a “ponte” entre o real e a moeda local. Com isso, o turista brasileiro consegue pagar em lojas, restaurantes e até parques temáticos no exterior usando apenas o celular.

Do lixo à inovação: Escola Municipal em Humildes é premiada com projeto de reciclagem criativa

 

 A ideia de transformar resíduos em diversão não só mobilizou alunos, pais e professores, como também revelou talentos preciosos

Na manhã desta quarta-feira (6), a Escola Municipal Eurides de Oliveira Queiroz, localizada no distrito de Humildes, celebrou uma vitória marcante: conquistou o primeiro lugar na formação da abordagem STEAM promovida pela Belgo Arames com o projeto “Eu faço a diferença: o lixo pode se transformar em diversão com a minha produção”.

A iniciativa, que une ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, reconheceu o trabalho criativo, sustentável e interdisciplinar desenvolvido pela escola ao longo do ano passado. Como prêmio, a unidade recebeu um notebook, um datashow e uma caixa de som, equipamentos que já começaram a impulsionar ainda mais o processo de ensino aprendizagem.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Disruptivos Digitais: brasileiros criam plataforma com IA para ajudar artistas independentes

 

Especialistas de SP criaram a plataforma Disruptivos Digitais, com IA, para ajudar artistas independentes a dar um um “up” na carreira.- Foto: Matheus Ferrero/Unsplash
Especialistas de SP criaram a plataforma Disruptivos Digitais, com IA, para ajudar artistas independentes a dar um um “up” na carreira.- Foto: Matheus Ferrero/Unsplash

Especialistas brasileiros lançaram o projeto Disruptivos Digitais, uma plataforma inovadora para ajudar artistas independentes a dar um “up” na carreira. A plataforma incubadora auxilia em gargalos como divulgação, gestão financeira, redes sociais, direitos autorais, media training, projetos, captação, entre outros.

Tudo com preço simbólico para músicos, artistas plásticos, atores, escritores… A plataforma, criada em São Paulo, usa IA (Inteligência artificial) para resolver demandas solitárias dos artistas, que muitas vezes não conseguem resolver tudo sozinhos. E faz tudo isso de forma colaborativa.

A FAMFS Referenciou a Princesa Do Sertão no cenário internacional

 


Com programas sociais de formatos simples e eficientes, que chamavam atenção e foram acolhidos pelo governo federal, a Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (FAMFS) levou o nome do município a várias partes do planeta, enquanto gerava emprego e renda, contribuindo para a formação de novos profissionais e a necessária ressocialização de outros.

O tempo passa, e não poderia ser de outra forma. Os acontecimentos vão ficando para trás e, muitas vezes, caindo no esquecimento. Mas há aqueles que merecem não ser olvidados pela sua importância. É o caso do trabalho desenvolvido pela Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (FAMFS), que, entre a década de 1990 e até 2008, teve saldo altamente positivo, não apenas na missão de cuidar de menores necessitados de apoio, como na geração de emprego e renda para centenas de famílias e no trabalho de ressocialização — aliando a tudo isso o fator promocional, levando o nome de Feira de Santana, de forma gratificante, ao exterior.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Beleza que move a economia: Feira de Santana

 Beauty chega à terceira edição com mais negócios, inovação e alcance social

Nem só de estética vive o mundo da beleza. Quando profissionais do setor se reúnem para trocar experiências, conhecer novidades e fechar parcerias, o que se cria vai muito além de penteados, maquiagens ou esmaltações impecáveis: movimenta-se a economia, gera-se renda, fomenta-se o empreendedorismo. E é com esse propósito que Feira de Santana recebe a terceira edição da Feira de Santana Beauty (FSB). De 17 a 19 de Agosto, o maior evento de beleza e cosméticos do interior da Bahia transformará o Centro de Convenções em um polo de oportunidades, tendências e transformação social.