quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Coluna

Drogas I
“Quando a gente está no vício não está ligado muito no risco que corre, até mesmo de ser morto”. Júnior Francisco dos Santos, 20 anos, pedreiro, viciado em Crack. Pra que pegar um pobre coitado desses e jogar no presídio, junto com marginais perigosos? Isso irá recuperá-lo? Continuo dizendo: As drogas precisam ser liberadas pelo governo, como o fumo e o álcool o são, regulamentando-se a comercialização e uso. Os viciados precisam ser assistidos pela rede pública de saúde, como um portador de patologia. Por fim, o governo precisa fazer uma ampla pesquisa para saber por que os jovens estão se drogando, e combater o mal na raiz.

Drogas II
Imaginemos um jovem entre 14 e 25 anos. Ele tem escola pública onde passa onze anos, e na maioria das vezes, sai sem ter aprendido nada e sem uma profissão (acabaram os cursos técnicos profissionalizantes). Ele não tem emprego, porque não é qualificado. Mas ele quer se vestir bem, ir a festas, beber com os amigos, namorar, casar, constituir uma família. Mas não tem dinheiro para nada disso. Ele não tem nenhuma perspectiva de uma vida melhor. Esse é o perfil do jovem drogado.

Já ia
Eu nasci Bahia e vou morrer Bahia. Mas não dá pra suportar tanta incompetência da atual diretoria. Os caras não entendem nada de futebol e de administração muito menos. Depois de prometerem apoiar um candidato de consenso para a presidência do clube, tiraram da cartola o filho do incompetente Marcelo Guimarães e vão para o bate chapa com a oposição. De quebra, ainda estão anunciando que, vencendo as eleições, vão contratar Paulo Carneiro para ser o gerente de futebol do clube. Vá ser burro assim na puta que o pariu. Assim não dá!

Quem fala o que quer...
Meu amigo vereador Beto Tourinho entrou numa roubada. Ele foi na onda de Jânio Rego e botou falação na Câmara Municipal, dizendo que a Prefeitura está com uma dívida de R$ 130 milhões e exigiu explicações do governo municipal. O prefeito não se negou a dar as explicações. Disse que a dívida existe sim, está há oito anos sendo administrada e paga parceladamente, e que é oriunda dos governos passados, desde os anos 60 até os anos 90. Ele foi mais além, e disse que vai fazer o levantamento e revelar ao público quem foram os prefeitos que deixaram essa dívida.

Meio Ambiente
Qualquer pessoa antenada na natureza já percebe as mudanças climáticas. E elas são oriundas das agressões que temos feito à natureza ao longo dos anos. Se não tomarmos logo uma providência para conter e reverter o mal causado, vamos acabar como disse Raul Seixas: “Carrascos e vítimas do mecanismo que criamos”. É válido lembrar também das palavras do bispo Dom Luis Cappio: “Deus perdoa sempre; o ser humano, às vezes; a Natureza, nunca”.

Show I
Terça e quarta-feira próximas (09 e 10) o grupo musical “Amigos do Arauá” apresenta no teatro Margarida Ribeiro o show “Tributo a Jacob do Bandolim). Ingresso, R$ 10,00. Imperdível.

Show II
Na sexta-feira (12), na Cidade da Cultura, o compositor, poeta, músico e publicitário, Antônio Miranda (ex-Arte Capital), apresenta, a partir das 20 horas, o show “Catálogo de Canções”. Cescé, Timbaúba e Asa Filho, entre outros, farão participações especiais. Imperdível! (alô prefeito Asa Filho, sei que sou um vereador relapso, mas, essa sessão não vou perder).

Kits
O Conselho Nacional de Transito proibiu o uso de Kits de faróis de Xenônio. Já não era sem tempo. Mas, e os kits se som, quando serão proibidos?

Tragédia anunciada
O aumento da entrada e saída de veículos no Hospital Dom Pedro de Alcântara, em conseqüência do aumento do número de serviços prestados naquela unidade de saúde, fez daquele trecho da Rua Edelvira de Oliveira um lugar de alto risco para o trânsito de veículos e pedestres. Avisado, o superintendente municipal de trânsito, Antônio Carlos Machado, foi até o local, observou e não colocou o necessário quebra-molas no local. Preferiu pintar uma simples faixa no chão. A tragédia está anunciada.

Leilão
Em breve estarei colocando em leilão pela Internet alguns discos de vinil, verdadeiras raridades para colecionadores. São discos da década de 70 para trás. Entre as preciosidades estão um compacto simples com Barbra Streisand interpretando “Mother” de John Lennon, e um outro com Riccardo Cocciante, interpretando “Bella Senz’ anima”. Tem ainda um álbum duplo de Emerson, Lake e Palmer, uma coletânea de John Lennon, outro de Paul Mac Cartey com o Wings, e outro com Michael Jackson, quando era um garoto negro, cantando “Happy”, “Ben” e “One Day in Your Life”, entre outros sucessos. Logo estarei divulgando a relação completa dos discos que irão a leilão.

Lennon
Segunda-feira próxima (08) John Lennon completará 28 anos de morto. Convidado por Dilton Coutinho, nesta sexta-feira, das 08:30 às 09 horas estarei apresentando um trabalho sobre a obra e o pensamento do ex-Beatle.

Cobras & lagartos I
Com a fome grassando por aí eu não me surpreenderia se alguém roubasse uma Jibóia do serpentário da UEFS. Afinal, moqueca de Jibóia é uma delícia. Mas, roubaram uma cobra Coral. Eu li uma dessas estatísticas que pululam na Internet, que de cada 1.000 (eu disse, mil) pessoas picadas por cobra Coral, apenas uma escapa com vida. Então, pra que diabos roubar um bicho desses? Quando eu digo que o mundo tá doido, ninguém me dá ouvidos.

Cobras & lagartos II
Eu tive um vizinho que era professor da UEFS e criava cobras dentro de casa. Por diversas vezes o vi rondando os terrenos ao redor para capturar ratos e lagartixas para alimentar seus bichinhos de estimação. É bem verdade que ele adorava cobras de todos os tipos e tamanhos (eu disse, todos). Eu não sei se ele já se aposentou, mas seria um suspeito em potencial. Quem sabe ele não queria a pele da bicha pra fazer uma camisinha. Só assim ele poderia ver uma camisinha colorida.

Philosopher
“Mulheres são como moedas: ou são caras ou são coroas”. (anônimo)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só, que agora eu vou ali saber se alguém já viu rastro de cobra e couro de lobisomem.

“Enquanto tiver dentro de si um pouco de ternura, enquanto carregar consigo o espírito da criança eterna que traz bem cultivado, enquanto for possível conservar no coração o mínimo amor, o bicho-homem far-se-á alegre e feliz e buscará tornar alguém alegre e feliz no dia do nascimento do Menino. Porque Belém não é só um símbolo; é muito mais um estado de espírito. Nada poderá mudar, fazer surdos os nossos ouvidos, às coisas que Aquele pobre e desprezado Galileu – que veio a ser tão amado – nos ensinou”. (Carlos A Kruschewsky in “Memórias de Saulo Daqui”)

Nenhum comentário: