segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alex Ferraz


CARÍSSIMOS AMIGOS
Dantes menestrel dos oprimidos e carentes, o grande Chico Buarque só faz shows agora para a elite. É o que se pode deduzir dos preços dos ingressos no TCA, entre R$ 260 e R$ 320. “Acorda, amor, que eu tive um pesadelo (...) chame o ladrão!”

As bestas feras que “se acham” ao volante

Vejo, estarrecido, na TV, reportagem sobre a situação caótica do Imbuí, onde diversos moradores estacionam seus carros em plena rua, impedindo a circulação de outros veículos, inclusive caminhão de lixo e ambulância. A certa altura da entrevista, o representante da Transalvador informa que o órgão já tentou resolver esse problema, algum tempo atrás, e foi recebido com agressividade pelos moradores, que chegaram a atirar ovos nos prepostos do trânsito.
Fico a pensar: esta gente que tem dinheiro para comprar carro novo mas parece não ter tido recursos suficientes para ir à escola aprender como conviver civilizadamente em comunidade, se acha dona do espaço público. Manifestações de ignorância e brutalidade com essa podem ser vistas literalmente a todo momento,  no trânsito de Salvador. São motoristas que invadem sinais, estacionam sobre a calçada, avançam com o carro sobre os outros veículos, mesmo não estando na preferencial, e fazem, enfim, ameaças veladas a quem eles supõem que estaria interferindo na sua pressa.
No caso de ônibus e caminhões, então, a ignorância chega às raias da loucura, com os condutores dirigindo tresloucadamente e ameaçando a vida de todos em volta. Anteontem, por exemplo, uma imensa caçamba de empresa de sucata quase bateu em diversos carros ao longo da Avenida Vasco da Gama, trecho próximo à Fonte Nova que dá acesso ao Bonocô. O motorista parecia um alucinado e claramente não estava preparado para dirigir sequer uma bicicleta, quanto mais um veículo daquele porte. O mesmo acontece com os que dirigem caminhões de lixo e ônibus. Fazem do seu carro uma arma.
Mas, como costumo dizer, caros leitores, isso é apenas um  desabafo, porque o que décadas de péssimo ensino, péssimos exemplos e miserabilidade geral fizeram com a população brasileira jamais será corrigido da noite para o dia. Talvez, nunca. Vivemos no salve-se quem puder e ponto final.
Aliás, é como diz Caetano Veloso na música “Vamos Comer”: “Baiano burro/nasce,cresce e morre/e nunca para no sinal/e quem para é chamado de boçal.” É isso aí, sem tirar nem pôr.

Briga de
santos
A galera que curte um bom arrasta-pé está indignada com o cancelamento, justo, de festas juninas em diversos municípios baianos.
Pois é, o pessoal gostaria muito que São Pedro tivesse dado uma forcinha ao seu colega São João, mas não deu...

Seguranças
perigosos (I)
 Em Feira de Santana, o vigia que patrulha uma rua matou “por engano” uma criança de 13 anos.
Na verdade, ele atirou pensando que se tratava de um outro moleque que costumava realizar furtos no local.
Ou seja, a intenção mesmo foi de matar covardemente uma criança, em vez de, no caso do delinquente, tentar prendê-la. Esta é a nossa situação real, que se repete diariamente em todo o País.
  
Seguranças
perigosos (II)
Em São Paulo, no chique bairro de Interlagos, o assalto a uma residência, com reféns, foi descoberto pelo vigia da rua. Mas sem intenção! Ele simplesmente tocou campainha para cobrar o pagamento mensal pela “segurança”, quando deu de cara com os bandidos dentro da casa. É mole?

Frase:
Quase todos os tolos julgam ser apenas ignorantes.
(Benjamin Franklin)

Em causa
própria (I)
Do sempre brilhante jornalista Carlos Newton, na Tribuna da Internet: “Quando se esperava que o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, chamasse a si a responsabilidade de moralizar o Judiciário, uma tarefa mais do que necessária e urgente, ao que parece já se pode dar adeus às ilusões (...) Ele afirmou na noite desta terça-feira (8) que irá ‘sair a campo’ para conseguir a aprovação do reajuste salarial no Poder Judiciário.”

Em causa
própria (II)
E conclui: “Após encontro com os presidentes do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pargendler, e Tribunal Superior do Trabalho, José Oreste Dalasen, o ministro Ayres Britto disse ao repórter Felipe Seligman que sua atuação será ‘focada’ em dados técnicos levantados pelo Conselho Nacional de Justiça em relação às perdas salariais da carreira.” Sem maiores comentários...

É deboche,
DNIT?
 A BR-116 Norte está sendo destruída por caminhões com excesso de carga. Tudo porque a balança que pesa os veículos está desativada há mais de um mês. Consultado sobre a situação, o DNIT, responsável pela balança, disse que a mesma está em processo de “manutenção preventiva” e, pasmem, “não há prazo para que volte a funcionar”. Uma piada de péssimo gosto!

1 JURÍDICAS - Dando prosseguimento ao projeto “Diálogos com a Academia” (Letras Jurídicas), a entidade realiza no próximo dia 21, às 18 horas, a conferência “Aspectos Gerais da Reforma do Código Penal”, com o advogado Gamil Föppel el Hireche. Mais informações: 3235-8445 ou [email protected].

 2 ELETRÔNICOS - Os interessados em apresentar trabalhos no VIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas têm até a próxima terça-feira (15) para inscrições. Informações pelo e-mail [email protected].

Nenhum comentário: