segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Estudante brasileira aprovada em 7 universidades americanas embarca para os EUA

 

Maria Clara, a estudante brasileira aprovada em 7 universidades americanas embarca este mês para os EUA. - Fotos: arquivo pessoal
Maria Clara, a estudante brasileira aprovada em 7 universidades americanas embarca este mês para os EUA. - Fotos: arquivo pessoal

Sim, ela já está preparando as malas. Depois de aprovada em 7 universidades norte-americanas, a estudante brasileira Maria Clara Dutra, de 19 anos, escolheu cursar Engenharia da Computação na Augustana University, em Dakota do Sul.

A aluna, de escola pública do interior da Bahia, conseguiu bolsa de estudo e embarca no dia 31 de janeiro, após um processo seletivo longo, complexo e diferente do modelo brasileiro.

Maria Clara conta que o sonho de estudar fora do Brasil começou depois de assistir ao um vídeo sobre processo de admissão em universidades americanas. Ela tentou a sorte e conseguiu.

Do interior da Bahia

Ela concluiu o ensino médio em 2023 no Colégio Estadual de Tempo Integral Adinália Pereira de Araújo, em Itarantim, no sudoeste da Bahia.

Em 2025, foi aprovada em outras sete universidades americanas e também em institituições brasileiras como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), para Engenharia Mecânica, além da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Engenharia Aeronáutica.

Para conseguir aprovação nas universidades dos EUA ela conta que se informou, assistiu relatos de aprovados em vídeos.

Ajuda de professores

Maria Clara não esquece o apoio que recebeu do diretor da escola, Amisson Nunes.

Ele e os professores auxiliaram ela nas inscrições em olimpíadas, no envio de documentos, cartas de recomendação e até com equipamentos para realização de provas.

Ela participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronautica, Olimpíada Canguru de Matemática e da Olimpíada Nacional de Ciências, conquistando medalhas de prata e bronze, além de menção honrosa.

“Quando eu precisava de um computador para poder fazer alguma prova, ele me emprestava. Sempre tive muito apoio. Eles sempre acreditaram muito em mim e falavam: ‘você vai conseguir'”, disse a estudante do g1.

Os cursos

Maria Clara se candidatou a vários cursos e foi aceita em Engenharia Aeroespacial, Engenharia Mecânica e Matemática, em universidades norte-americanas.

Mas optou por Engenharia de Computação, área que mais gosta e que tem grande destaque nos Estados Unidos.

Como conseguiu

Maria Clara precisou lembra que fez o Scholastic Assessment Test (SAT), considerado o principal vestibular dos EUA, a prova de proficiência em inglês Test of English as a Foreign Language (TOEFL), enviou cartas de recomendação de professores, listou atividades extracurriculares, prêmios, participação em olimpíadas e escreveu redações pessoais explicando sua trajetória e objetivos.

Também foi necessário apresentar documentos financeiros.

O processo de candidatura levou quase um ano, com provas, redações e envio da documentação.

A escolha

Maria Clara contou que escolheu a Augustana University, porque a faculdade é cristã e ela é católica.

A bolsa de estudos, que cobre integralmente a anuidade do curso foi outro motivo importante.

A família dela só vai ter que pagar despesas com moradia, alimentação e material acadêmico.

Maria Clara, a estudante brasileira aprovada em 7 universidades americanas embarca este mês para os EUA. - Fotos: arquivo pessoal
Maria Clara, a estudante brasileira aprovada em 7 universidades americanas embarca este mês para os EUA. – Fotos: arquivo pessoal
Só Notícia Boa

Nenhum comentário: