quinta-feira, 30 de abril de 2009

Artigo da Semana


A Câmara, o Sincol e a Gripe Suína

Estes assuntos dominaram o noticiário desta semana. Sobre a Câmara Municipal, alguém tem que avisar aos vereadores que é dever e direito dos profissionais de Imprensa, garantidos pela Constituição Federal, divulgar fatos e emitir opiniões, com o objetivo de esclarecer para a população o que acontece, quando como, onde e porque. Somente quando há mentira ou ofensa, cabe a quem se sentiu ofendido ou prejudicado por uma mentira, chamar o profissional de Imprensa à responsabilidade, inclusive judicialmente, para que ele se retrate e/ou sofra as punições cabíveis. Da mesma forma, ameaçar ou corromper profissionais da Imprensa também são atitudes passiveis de processos judiciais. No mais, protestar pela divulgação de fatos, é choro de quem é pego com a boca na botija.
Sobre o Sincol, quem me conhece sabe da minha opinião sobre as empresas de transporte coletivo e seus proprietários. São gananciosos, arrogantes e prepotentes. Não conhecem limites para fazer valer seus interesses. E prestam um serviço de péssima qualidade aos usuários do transporte coletivo e vivem em busca de lucros exorbitantes. A população tem sim o direito de protestar e exigir do governo municipal uma atitude em sua defesa, pois é o poder municipal o responsável por determinar o valor da tarifa que deve ser cobrada, observando, é claro, todos os aspectos financeiros que envolvem a questão.
Diz-se que a tarifa de Feira é uma das maiores do Brasil. Mas, alguém já se perguntou por que? Por exemplo: Nas cidades onde as tarifas são mais baixas, existe transporte clandestino? Há nestas cidades, motociclistas fazendo transporte de passageiros, de forma clandestina ou com concessão do poder municipal? Existe lá, também, tantos passes livres? Sim, porque quando o poder municipal concede transporte gratuito para determinada categoria de trabalhador, essa conta é paga pelo usuário. Se a empresa de transporte perde uma fatia da sua receita, por interferência do poder público, é justo que ela busque reposição desta perda e, geralmente, a solução é o aumento da tarifa. Faz-se necessário um estudo sério, por parte de quem entende do assunto, para responder a estas questões.
Quanto à tão propalada epidemia de Gripe Suína, eu me lembrei de um amigo que diz: “Quando eu chego em casa e minha mulher me vem com aqueles problemas caseiros, eu arrumo na hora um problema maior para ela se preocupar. Aí a gente vai dormir e no outro dia ela já esqueceu do problema que queria jogar pra mim”. O que tem a ver uma coisa com a outra? Eu explico: É que quando os governantes começam a ser incomodados pela Imprensa por conta de algum escândalo promovido por eles, como no caso das passagens aéreas, eles logo inventam um problema maior que é pra desviar a atenção da população, fazendo com que esqueça das suas patifarias.
A Gripe Suína, assim como a Gripe Aviária, eu tomei conhecimento da sua existência há muitos anos e até hoje as previsões apocalípticas que o governo plantou na Imprensa, não se concretizaram. A rigor, só tenho conhecimento de registro histórico da Peste Negra, que dizimou metade da população européia, e a Gripe Espanhola, que matou milhares de pessoas aqui no Brasil. Tudo mais é conversa mole para boi dormir.

Nenhum comentário: