quinta-feira, 16 de abril de 2009

Crônica da Semana


Um mundo perfeito

Um dia, a desgraça do dinheiro vai ser banida do mundo. Vamos voltar ao escambo. Mas não simplesmente na base do: troco isso que tenho e não preciso, por isso que você tem e não precisa. A coisa é mais complexa, mas, com certeza, dará resultados altamente satisfatórios para todos. Será algo assim:
Todos terão o direito de morar onde quiserem, inclusive em outros países, pois o sistema será globalizado. Cada um desempenhará a função que quiser, onde quiser, de acordo com a sua capacidade de trabalho. Deficientes inclusos aí, claro.
Num mundo assim, não haverá necessidade de dinheiro, porque todas as necessidades estarão atendidas, exceto, é claro, às dos vagabundos e ociosos. Estes deverão ser executados em praça pública, para dar o exemplo. Nada de cadeias, processos, recursos, advogados, juízes, etc. Não trabalhou, execução sumária, sem necessidade de julgamentos, apelações, e outras mumunhas judiciais.
O gari, que quis ser gari, vai trabalhar feliz e satisfeito, porque ele quis ser gari. Vai dar o melhor de si no seu trabalho, porque ele gosta do que faz. Mas não vai ficar exposto às mazelas da profissão. Terá todo o aparato necessário para a preservação da sua integridade física, da sua saúde. E sua família, que também trabalha ou estuda, estará amparada.
Porque ele e a família morarão no lugar e na casa que escolherem para morar. Os filhos estudarão nas escolas e faculdades que tiverem aptidão para estudar. Passarão o dia todo na escola e só retornarão para casa no final do dia, quando os pais também chegarão em casa (vagabundagem zero). A mulher poderá optar em ser a dona da casa, e fazer todo o serviço doméstico, ou trabalhar fora, e ter uma empregada, que também terá todos os direitos que ela.
A jornada de trabalho de todos não será superior a oito horas. A folga semanal será aos sábados e domingos (agradando de uma vez a todas as religiões. Exceto, é claro, se surgir alguma outra que resolva declarar sagrado qualquer outro dia da semana).
Os médicos estarão nos hospitais, em seus postos de serviços, trabalhando como qualquer mortal, sem necessidade de ter quatro ou cinco empregos para sustentar suas famílias. Assim como todos os trabalhadores, eles terão direitos iguais. Inclusive, aos serviços públicos, como administração, moradia, cesta básica, pavimentação, energia, telefonia, água e esgotos, limpeza, urbanização, segurança, esporte, cultura, lazer e transportes. Assistência médica e remédios, inclusive. Assistência social e previdência desaparecerão, pois não serão necessárias.
O homem do campo terá também todos estes direitos, e poderá se abastecer nas cidades de tudo que necessitarem para o seu sustento e para o seu trabalho. E tanto eles, quanto os que vivem nas cidades, poderão desfrutar de tudo. Tanto os habitantes do campo poderão passar seus períodos de folga nas cidades, quanto os habitantes da cidade poderão passar seus dias de folga no campo. E ambos terão guias para lhes mostrar as peculiaridades e cada lugar.
Os industriais e os industriários abastecerão o comércio, que abastecerá as populações. E todos trabalharão com responsabilidade social, ambiental, cultural e espiritual. Espiritual, sim, porque o ser humano precisa acreditar num ser supremo, e entender que ele é parte de um organismo muito maior, e que suas vidas têm um propósito. E cada um poderá acreditar no que quiser, inclusive, em discos voadores.
O sexo será livre, porém, com responsabilidade, a partir que o menino ou a menina atingirem a maturidade sexual. Ninguém terá o direito de ter mais que dois filhos. Sob pena de ter o filho extra doado a uma família que não pode ter filhos. Com a natalidade controlada, o mundo estará livre de uma explosão demográfica e haverá mais conforto e alimento para todos.
Os diretores dos serviços públicos poderão ocupar os cargos que estiverem aptos a ocupar. Para tanto, o indivíduo que escolher essa carreira, assim que deixar o ensino médio, mesmo que venha a ingressar numa faculdade, passará um período do dia trabalhando em algum setor dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, treinando, se inteirando das peculiaridades do cargo que pretende ocupar.
As drogas estarão liberadas, mas quem cometer qualquer falta sob o uso de drogas, terá sua pena duplicada, e na reincidência triplicada, e assim sucessivamente, até a execução final. Pau que nasceu torto e não tem jeito. Morre torto. Um vagabundo e criminoso a menos para preocupar a população.
A Lei será uma só. Faze o que tu queres, mas saibas as conseqüências.
Sem dinheiro, e com todos os direitos e deveres iguais, não haverá corruptos nem corrompidos.
A paz, afinal.

Nenhum comentário: