sexta-feira, 24 de abril de 2009

Coluna


Fauna em extinção
Na noite de quinta-feira passada, no Parque Pituaçu, em Salvador, uma carreta carregada de aço atropelou um Touro do Sertão. Segundo o repórter Aldo Matos, o Touro chegou a ser socorrido na enfermaria do estádio Roberto Santos, mas não resistiu e veio a falecer. Simultaneamente, em Canabrava, também em Salvador, foi morto um Carcará que, inadvertidamente, invadiu a Toca do Leão.

Dança
“Enquanto o trio tocava, o decreto cantava e o povo dançava”, Dilton Coutinho, no programa Acorda Cidade, fazendo alusão ao aumento das passagens de ônibus urbanos, decretado pelo prefeito durante a Micareta.

Minha Casa, Minha Dilma
Quem está esperando comprar casa popular através do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, pode esperar sentado pra não se cansar. O próprio presidente Lula, ao lançar o programa, foi logo cuidando de conter os ânimos, dizendo algo mais ou menos assim: “Não se avexem não, que nada é pra já”. Podem tomar nota do que digo: esse programa só vai funcionar (se funcionar) depois das eleições do ano que vem.

Cara de pau
Depois de ser acuado pelo colega, que o chamou de chefe de capangas no Mato Grosso, e o acusou de estar destruindo a credibilidade do Poder Judiciário, o ministro do STF, Gilmar Mendes, minimizou o fato e ainda teve a cara de pau de dizer que a imagem do Judiciário no Brasil é muito boa. Ta bem. Estamos combinados assim.

Ooops...
Depois que o prefeito Tarcízio revelou que o custo com contratação de atrações para a Micareta deste ano foi bem menor que no ano passado, tem muita gente com as barbas de molho. Eu bem que falei diversas vezes que tinha gente levando um troco. E que troco. Agora eu quero ouvir as explicações. Prestem bem atenção, porque vai faltar óleo de peroba na praça para tanta cara de pau.

Tirando da reta

Lembram do Dr. Solla, o que mede largo e corta estreito? Pois bem. Convidado para participar de uma Audiência Pública em Brasília, sobre a epidemia de Dengue que assola o País, ele tirou o corpo fora e lá não foi. Talvez não quisesse dar explicações sobre onde foi parar os mais de R$ 40 milhões que o Ministério da Saúde mandou para combater o mosquito Aedes Aegypt. Ou então porque ele ignorou os alertas do Ministério sobre o perigo de uma epidemia de Dengue na Bahia.

Não sei se perceberam
A Micareta veio e passou, todo mundo se divertiu, e ninguém morreu de Dengue ou Meningite. Aliás, pode até morrer alguém de Dengue, Meningite ou outras doenças, como tem acontecido. Mas não por causa de uma festa, e sim pela falta de prevenção de quem deveria cuidar mais da saúde pública do que da politicagem barata e mesquinha.

Crise, que crise?
Como diz meu amigo Jorge Galeano, a crise está na cabeça das pessoas. Creio que, pela primeira vez, ouvi barraqueiros elogiando a Micareta, dizendo que fizeram bons negócios. Teve até quem dissesse que vendeu mais que no Carnaval. O preço da cerveja baixou, o consumo aumentou e até os catadores de lata comemoraram as toneladas de alumínio deixadas no asfalto. Se esta é a tal da crise, que venha a crise.

Divulgação
Falando em micareta, o espaço Charles Albert, na praça da Kalilândia, não teve a atenção merecida. Faltou divulgação. Mesmo assim, merece elogios pela linda decoração do artista Josué e a organização de Edson Batista, que esteve à frente de todos os eventos realizados no espaço, a começar pelo concurso para escolha da rainha e princesas da terceira idade logo, no primeiro dia da festa. Magnífico!

Babacas
Alguém organiza um bloco para brincar na Micareta. Uma vez na rua, alguns idiotas comportam-se como se estivessem dentro de suas casas e passam a agredir todo mundo com obscenidades e impropérios. Deve ser sexualidade reprimida, mau humor, sei lá o que. Mas, nem por isso devemos deixar de brincar, até porque, babaca tem em todo lugar, inclusive no Vaticano e na Corte da Inglaterra.

Patético
Com esse título o jornalista Alex Ferraz deu em sua coluna Em Tempo, publicada diariamente no Jornal Tribuna da Bahia, a seguinte nota:
“Você sabe onde é Malawi, Malávi ou Malávia, querido leitor? Pois é, ninguém. É um país-tripa (olhe no Google Earth – eu pareço garoto-propaganda do Google, e, não sou deputado mas, quero minha ponta) no meio da África. Metade da população tem Aids e a outra metade morre de fome. Pois Madonna já adotou um menino pobre (redundância?) de lá. Agora, quer adotar uma menina de três anos, órfã. Aí, Executivo, Legislativo e Judiciário do Malávi fizeram um “Pacto pela República” de lá e vão impedir estrangeiros de adotar os órfãos do Malawi, que, assim, terão uma vida magnífica, cheia de saúde, educação e oportunidades na capital do país, que se chama Zomba. Sim, Macaco Simão, a capital da Malávia é uma piada pronta: Zomba!” Tá pensando que é só aqui?

Tô pagando pra ver...
O senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) é autor de projeto que obriga os políticos a matricular os filhos em escolas públicas. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), chamou o projeto de “demagógico”. Pelo projeto, até 2014 todos os filhos de políticos em idade escolar devem ser matriculados em escola pública. Vale lembrar que as filhas do senador frequentaram escolas particulares. Mas, ele alega que na época nem era político e que teria sido “atitude quixotesca”, em prejuízo da educação das meninas. Tô pagando para ver.

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Por hoje é só que agora eu vou ali ver um filho de deputado ou senador estudando em escola pública.

Nenhum comentário: