quarta-feira, 19 de junho de 2019

O consórcio do mal


Não é só uma disputa por corações e mentes. Estamos em guerra. De um lado os maiores, mais obstinados, e mais profissionais, criminosos, que já tivemos, seriais killers dos cofres públicos, capazes de levar uma Petrobrás a falência, pela imensidão do roubo realizado para financiar um projeto de poder que englobava toda América Latina.
Estão associados por ação comum ou convergência de interesses, a parte dos marginais políticos que sempre viveram de saquear o estado protegidos por seus foros privilegiados; de empresários inescrupulosos que se tornam campeões nacionais usando o capital público; da elite do funcionalismo que conserva para si benesses do sistema, sob aparência da legalidade; de significativa parte da imprensa, propaganda-dependente; intelectuais, que amam as verbas facilitadas do poder estatal e que se calam diante de barbáries, por anacronismo e cinismo; sindicatos que sempre viveram de explorar a renda do trabalhador; entidades compradas, como a UNE, que nunca prestou conta do dinheiro que recebeu; parasitas de cargos estatais; ONGs de fachada; beneficiários do dinheiro gerado pelo crime comum; traficantes da burocracia; legisladores de aluguel; juristas das cortes supremas que são uma mistura do mal com pitadas de psicopatia; entre outros, que vivem de expandir e explorar o Estado, desviando o dinheiro do cidadão, negando-lhes para sempre a educação e os demais serviços que deveriam ter, sem remorsos.

É gente que usa de todos os recursos legais e ilegais para manter a impunidade e o patrimonialismo.
São forças quase descomunais para serem enfrentadas por pequenos grupos de agentes da lei, intelectuais e jornalistas dissidentes do bando, idealistas, juristas que arriscam a vida nesse enfrentamento. Não é uma disputa limpa e reta. Enfrentam, quase como cavaleiros, a força do domínio ideológico, partidário, econômico, criminal, cultural, onde a vitória é uma possibilidade menor e a derrota espreita em cada esquina diante das ações e da influência do grande consórcio do mal.
Estamos diante de uma curva da história. Todos estamos nela, como vítimas, e diante da escolha que vale uma vida inteira. Por isso, é preciso estar ao lado do combate ao crime, e da liberdade, apesar das imperfeições da luta. Talvez, seja a última chance...

Nenhum comentário: