quarta-feira, 15 de junho de 2016

SELVA

Ainda que algumas diferenças no nível de vida, a verdade é que o mundo é a mesma selva de milênios. Mata-se por tudo, briga-se por tudo. Morrem 50 mil assassinados por ano no Brasil, mas nos EUA, como acabamos de ver, de uma só vez um idiota liquida 50 pessoas. Briga-se nas ruas e nos estádios por causa de “fútil bol” aqui como selvagens na França se esbofeteiam pelo mesmo motivo. Pois é, acho que 99% da humanidade ainda vive na Idade da Pedra. O resto é conversa se sociólogo...

O Ministério Público, em todos os níveis, precisa investigar com urgência a indústria das multas.

No Rio, agentes de trânsito ganham mais de multarem mais. Multando menos, são até punidos.
Antes que surjam os mal-entendidos costumeiros, devo dizer que sou a favor da multa de trânsito, pois, afinal, é talvez a única maneira de reprimir um pouco a selvageria generalizada dos motoristas brasileiros, particularmente os de Salvador. No entanto, fiquei estarrecido ao ver, na TV, reportagem denunciando, com todas as provas, os incentivos salariais dados pelo departamento de trânsito, a depender da quantidade de multas aplicadas. Ou seja, quanto mais multa, mais dinheiro no fim do mês.
Quanto aos que multam “menos”, não só não recebem grana extra como podem até ser punidos. Existe a chamada “punição geográfica”, quando o agente é transferido para atuar em área muitíssimo mais distante daquela onde normalmente trabalha. Uma tortura, enfim.
Isso para não falar nas armadilhas de vários limites de velocidade em pequenos trechos e coisas que tais. Em Salvador, embora não se tenha comprovação do pagamento de extras a quem multa mais, não duvido que exista esquema semelhante. Quanto ás armadilhas, são fartas na capital baiana.
Trata-se de um verdadeiro achaque ao motorista e é preciso que o Ministério Público, em defesa da população investigue imediatamente.

E o trânsito segue caótico
Enquanto só se preocupam em multar, em produzir caixa para a prefeitura, os agentes de trânsito relegam de forma acintosa o controle de trânsito nos pontos críticos da capita baiana. Começa que simplesmente não trabalham à noite, nesses pontos.
E em muitos deles, nem durante o dia. O Largo das Sete Portas que o diga!

Esta Olimpíada é armadilha (I)
As vias expressas do Rio passam invariavelmente dentro de imensas favelas, onde ficam as sedes dos diversos grupos do crime organizado.
A via que liga o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) ao Centro, a também a todo o complexo dos Jogos Olímpicos, já registrou nove mortes de inocentes este ano, em tiroteios e/ou arrastões.

Esta Olimpíada é armadilha (II)
Ou seja, os atletas, turistas,. Autoridades etc. que forem ao Rio para a Olimpíada, estarão colocando suas vidas em risco real, nesse trajeto.
Para não falar na poluição da Lagoa Rodrigo de Freitas da merda, literalmente,  que bóia na Baía de Guanabara.

Esta Olimpíada é armadilha (III)
E agora um dado, coisa típica do Brasil e exacerbada, como sempre, no Rio: o trajeto entre o aeroporto e a Vila Olímpica terá policiamento bastante intensificado durante os jogos.
A Força Nacional, inclusive, estará presente.
Mas quando a festa acabar, tudo voltará ao trágico e assassino “normal”. É muito cinismo!

  

Nenhum comentário: