segunda-feira, 22 de maio de 2017

Extrema direita. Volver!

Os anos combatendo a ditadura militar, mais 35 anos de jornalismo, me deram uma percepção melhor sobre as questões políticas e os políticos. Naqueles anos de chumbo, importava-me apenas com o fim do regime de exceção e a volta do estado de direito. Finda a ditadura, na minha ingenuidade de jovem inexperiente, eu acreditava (como ainda acredito) que existem pessoas de bem, e passei a votar naqueles que me inspiravam mais confiança para conduzir o Brasil no caminho da democracia, da ordem e do progresso, livre da ameaça comunista.
Ledo engano. O dragão da maldade estava apenas escondido, disfarçado de democrata, e sem que a gente percebesse, com a cumplicidade dos nossos “desgovernantes”, eleitos por nós, ele se revelou com mais força. Eu acreditaria numa recuperação do Brasil, se não conhecesse bem o caráter, ou melhor, a falta de, da maioria dos brasileiros, inclusos aí políticos e povo em geral, afinal, todos nós, inocentes ou não, temos nossa parcela de responsabilidade por tudo que está acontecendo. Não temos a capacidade de reconhecer nossos erros e aprender com eles, vivemos sempre buscando um “Salvador da Pátria” que venha, graciosamente, nos redimir das culpas e nos reconduzir ao paraíso perdido sem que tenhamos que fazer o menor esforço por isso, porque somos mesmo um povo frívolo e preguiçoso.

Mesmo diante de tudo o que está acontecendo, ainda tem gente defendendo esse ou aquele político, esse ou aquele partido, divulgando ou acreditando em mentiras, provocando discórdias entre nós, na base de “quanto pior melhor”, porque já foi dito que a melhor maneira de tomar o poder é dividir o povo, fazendo com que lute entre si, tornando-se enfraquecido e manipulável. Não acredito em prostitutas virgens. Por isso digo que Temer é culpado, mas os que querem a sua queda são iguais ou piores que ele. Conclusão: Qualquer lado que vença, o povo perde. Portando, se não puder ir embora daqui. Vou escolher um lado. O das Forças Armadas.

Nenhum comentário: