domingo, 19 de dezembro de 2021

Paternidade e batismo de jogador na Câmara

 

      O Fluminense de Feira, campeão baiano de 1963, no auge do sucesso e da fama, era assunto em qualquer ambiente, e na Câmara de Vereadores não seria diferente. Surge então uma discussão entre dois vereadores. Discussão não, briga, em torno do atacante Pinheirinho que procedia do futebol amador da região de Irecê. Um legislador, de voz possante (já falecido), então garantiu que o jogador havia sido indicado por ele, cabendo-lhe, portanto, aquela glória. O outro vereador, advogado bastante moderado e ainda entre nós, retrucou que a indicação teria sido dele.

           Na verdade o assunto nada tinha a ver com os trabalhos legislativos, mas o futebol é envolvente e dominante, logo  o debate, em bom tom, prosseguiu com cada um tomando paternidade sobre o jogador. Atento e sempre disposto a enriquecer os debates com o seu humor fino, o vereador Sinezio Felix pediu a palavra e mandou essa para riso geral: “Bem, senhores decidam logo quem é o pai do jogador, que eu quero batizar!”

Juiz manda mais que prefeito!

         Desfrutando da amizade do sempre lembrado Antônio Carlos Magalhães, um antigo prefeito da região, a ele se dirigiu um dia, e como era daqueles que se dizia então na política “da cozinha do governador”, entrou no palácio sem mandar recado nem pedir.   Cordial e prestativo como era para os amigos ACM recebeu-o com atenção. “Meu grande líder como vai  nossa querida cidade, e  você?”. O prefeito mostrou-se meio encabulado e disparou. “Excelência eu estou triste, estou triste”.

           O governador sem esconder sua preocupação, pois sabia reconhecer as verdadeiras amizades, insistiu: “O que está acontecendo, posso fazer alguma coisa?”. E o prefeito quase choroso. “Parece que o senhor já  não gosta mais de  mim. Como é que Tal cidade ganhou um  juiz e a nossa  não. E a nossa amizade?”.  Risonho ACM abraçou o prefeito e explicou: “Meu amigo é verdade, essa cidade já tem Juiz de Direito nomeado, mas saiba que onde tem juiz a maior autoridade não é prefeito é ele. Quer que eu nomeie  um juiz pra sua cidade?” e o prefeito encabulado de cabeça baixa: “Não meu  líder, o senhor sabe o que faz!”

 

Nenhum comentário: