terça-feira, 17 de outubro de 2023

Será o Fim do Mundo?


 Estamos vivendo um tempo de guerras, corrupções, desemprego, fome, pandemias, terremotos, ciclones, tornados, enchentes, secas, queimadas e altas temperaturas. O Fim do Mundo está chegando? O mundo vai acabar? E, quando acontecer, como será esse fim? Nós somos responsáveis pelo Fim do Mundo, ou é algo totalmente fora de nosso controle? Como devemos encarar esse acontecimento?

CRISTÃOS e judeus, diferentemente de outras religiões, esperam um fim definitivo do mundo. Se o mundo teve um início, obviamente, terá também um fim. Não devemos, porém, encarrar essa verdade com medo, mas com esperança e fé. A Bíblia nos garante que haverá o Fim do Mundo. Não há dúvida que o mundo vai acabar. Somente Deus é eterno!

DEVEMOS levar muito a sério duas frases de Jesus: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”. E, também: “Esse dia e essa hora ninguém tem conhecimento, nem os anjos no céu, nem mesmo o Filho, somente o Pai” (Mc. 13, 31-32). Portanto, não compete a nenhum ser humano determinar quando será o Fim do Mundo.

JESUS, para explicar o Fim do Mundo, conta uma parábola. É como alguém que parte em viagem. Confia sua casa aos empregados. Ele pode voltar a qualquer hora, em plena noite ou de madrugada, mas espera encontrar cada um cumprindo com sua tarefa. É necessário vigiar sempre! O mais importante não é o acontecimento em si, mas a atitude que essa expectativa provoca em nós: a vigilância (Cf. Mc.13,34-37).

O MEDO, diante do Fim do Mundo, vem, muitas vezes, de quem não está vivendo em paz consigo, com os outros, com a natureza e com Deus. São Paulo adverte alguns fiéis de Tessalônica dizendo que, em vez de perder tempo com especulações sobre o Fim do Mundo, procurem praticar boas obras. A vigilância do cristão não consiste em calcular a data desse acontecimento, e sim, em ter sempre sua tarefa pronta para, quando chegar a hora, entregá-la ao Mestre Jesus.

HOJE, para milhares de pessoas, será o último dia. Essa data é muito mais importante que o Fim do Mundo. O tempo é um presente de Deus cuja duração desconhecemos. Ele promete sempre e a todos o perdão, mas não garante a ninguém o dia de amanhã. Viver fazendo o bem é a melhor maneira de preparar-se para o encontro com Deus. Os primeiros cristãos suplicavam por esse dia: “Vem Senhor Jesus!” (Ap.22.20).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito

 

Nenhum comentário: