segunda-feira, 9 de abril de 2018

O 5º do inferno



            Tem um tal de advogado Argemiro fazendo um quadro no programa Bom dia Feira, que ele intitula de Contraponto, mas que na verdade ele faz o “Ponto do Contra”, quando se prende a uma pseudo legalidade para o cumprimento das Leis. Leis estas feitas para facilitar a vida de corruptos, ladrões e assassinos endinheirados. Endinheirados, aliás, porque lesaram os cofres públicos, ou lesaram a sociedade enquanto ladrões, assaltantes ou traficantes de drogas. Seus comentários mais recentes são sobre o cumprimento ou não do 5º Artigo Constitucional que diz que um acusado só pode ser preso após esgotados recursos em todas as instâncias jurídicas.
            E é aí que está a “pegadinha” para beneficiar os bandidos. Contando com a morosidade da Justiça, recursos são apresentados à rodo, e até chegar à última instância o acusado já morreu de velhice ou foi embora do País, encontrando-se em algum lugar incerto e não sabido, gozando da fortuna que roubou enquanto aguardava julgamento. O Superior Tribunal Federal, cujos membros não são eleitos pelo povo, mas sim indicados por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, resolveu em determinado momento não levar em conta o que diz a Constituição e passou a prender acusados logo após o julgamento na segunda instância. Daí que as prisões estão abarrotadas de criminosos de todo tipo, desde batedores de carteira a grandes estelionatários internacionais. Porém, quando um peixe muito grande cai na rede, o que quase impossível, o STF muda este entendimento para atender aos seus padrinhos políticos ou financeiros.

Esta insegurança jurídica faz com que o Brasil perca credibilidade no cenário internacional o que dificulta o crescimento econômico e social, e deixa a população insegura no dia a dia, como deixou na semana passada, porque se Lula não permanecesse condenado e preso na segunda instancia, as prisões teriam que soltar milhares de bandidos que foram presos nas mesmas condições dele, ou seja, segunda instancia.
Então, quem defende a “legalidade” nas atuais circunstancias, está defendendo criminosos endinheirados. Não por acaso escritório de advocacia é um dos negócios mais rentáveis do Brasil, produzindo verdadeiras fortunas particulares.
Defender o 5º Artigo da Constituição Federal, pode ser legal. Mas, é imoral
Mudanças nas Leis já!

Nenhum comentário: