terça-feira, 18 de novembro de 2008










Comunicação I
“É preciso recuperar a reportagem de uma forma que só os veículos impressos conseguem oferecer. Ela praticamente desapareceu dos jornais. Hoje se faz reportagem pelo telefone. Onde está aquela figura do repórter que saía pelas ruas da cidade, buscando uma grande história? A falha está na falta de qualidade do conteúdo que se publica, no burocratismo que tomou as redações e na incapacidade dos jornalistas e dirigentes das empresas em atualizar seus produtos. É preciso também reequilibrar a importância das redações entre o comercial e o marketing. Que se faça a principal revolução que ainda não foi feita na mídia brasileira, que é a revolução dos conteúdos”. (Carlos Alberto Di Franco, professor doutor em Comunicação, diretor do curso Máster em Jornalismo para Editores, do Centro de Extensão Universitária, São Paulo).

Comunicação II
“Colocamos a culpa pela perda de leitores da mídia impressa, primeiro na televisão, agora na internet, nos blogs, mas, os jovens lêem livros (Harry Potter, Senhor dos Anéis, de 900 páginas) por que não lêem jornais”? (Ainda, Carlos Alberto Di Franco)

Livro
No próximo dia 27, às 19 horas, no foyer da Câmara de Diretores Lojistas, acontece o lançamento do livro “Contos, Crônicas... E Uma História de Vida”, do acadêmico Eduardo Kruschewsky.

Lia Sérgia
Aproveito o espaço para informar aos colegas e amigos que minha filha, Lia Sérgia, já está estudando e trabalhando em São Paulo, cidade onde se casou e está vivendo. Luisa, minha netinha de três anos, embarcou na semana passada, deixando nossa casa cheia de saudades. Mas é isso aí. Filho é como passarinho. Quando cria asas ganha o mundo.

Sinais
Sei que pode ser obra de quem não tem o que fazer o que aconteceu em Santa Catarina. Afinal, já aconteceu em outros países, onde estudantes usando cordas fizeram marcas em plantações de milho, trigo e similares, que deixaram a nítida impressão de que uma pesada nave havia pousado ali. Mas, o que me inquieta, é que os Maias previram para este tempo a chegada dos “Irmãos Maiores”. Eles não erraram uma profecia ainda. Pelo sim, pelo, não deixo minhas barbas de molho. Afinal, só um idiota pode acreditar que estamos sós no universo. E é sempre bom lembrar o que Einstein respondeu sobre o que ele achava da existência de alienígenas entre nós. “Tudo bem – disse ele – desde que eles não nos achem deliciosos”.





















Aniversários















Sexta-feira passada foi aniversário de minha amiga Sandra, que comemorou com amigos e familiares, no seu box, na Praça do Tropeiro. Domingo foi a vez de Milena, que comemorou no quiosque do Condomínio São Bartolomeu, com familiares e amigos, com direito a bolo, karaokê e muita cerveja. Estive presente em ambas as oportunidades.

Padres casados
Creio que a Igreja Católica vai ceder e, finalmente, os padres poderão constituir família. Já não é sem tempo. Esse negócio de padre solteiro, casto, vivendo em grupos homogeneos, não pode dar certo. É contra a natureza essa tal de castidade. O resultado são essas taras e deformações de caráter que se vê a todo momento. Se uma pessoa que ser casta, viver no celibato, eu até aceito, mas forçado, não. Aliás, nada imposto, forçado, presta. Nem aquilo.

Besteirol
A nomeação do secretáriado de Tarcízio Pimenta continua rendendo conversas e especulações. Jânio Rego, que gosta de ver o circo pegar fogo, bota lenha na fogueira, joga a isca e a galera engole com anzol e tudo. Por baixo, como fogo de monturo, fica um monte de gente pongando na conversa na tentativa de emplacar o próprio nome ou até mesmo dos amigos e parceiros. O resultado é um besteirol irritante, principalmente de quem anda doido para intrigar José Ronaldo com Tarcízio. O certo é que nada disso é bom para a população, que ouve informações erradas e truncadas, nem para a cidade, que precisa de uma boa equipe para continuar o excelente governo de Ronaldo, agora, com Tarcízio à frente.

Crime ambiental
A prisão do prefeito de São Gonçalo dos Campos, por conta um suposto crime ambiental que ele teria praticado, alvoroçou os ecologistas de plantão. Ocorre que, muitos outros crimes ambientais estão sendo praticados naquele município e a gente não vê ninguém sendo preso. No caso da prisão de um prefeito, isso rende ibope, levanta a bola da polícia. O crime que Lacerda teria praticado foi o desmatamento de uma área de preservação ambiental. Eu tenho notícia que um tal de Ernani teria praticado o mesmo crime, mas não foi preso. É peixe pequeno, e defunto sem choro. Não dá ibope.

Sincol
Desmoralizado em Feira de Santana, o Sincol foi buscar em Salvador policiais para prender pessoas que comercializam vale-transporte e passar para a população a imagem de que foi desbaratada uma perigosa quadrilha de falsificadores. Tudo isso na tentativa de enfraquecer a votação na Câmara Municipal do projeto que objetiva dar ao trabalhador a opção de escolher entre o vale impresso e o cartão magnético (smart card). E, pelo visto, já consegue algum sucesso junto aos vereadores, pois o projeto foi aprovado em primeira discussão, mas, a partir da segunda e definitiva votação, passou a receber emendas e está travado na Câmara desde 2006. E assim, as empresas de transporte coletivo da cidade continuam prestando um péssimo serviço e impondo sua vontade, com a conivência de algumas autoridades locais.

Meu “irmão”
Semana passada encontrei com Carlão, da Artzorra. Muitas pessoas nos confundem, chamam ele de Cristovam a me chamam de Carlão (talvez por causa dos cabelos), daí que resolvemos que somos “irmãos”.











_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só, que agora eu vou ali no casamento de um padre.


“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure sempre...” Vinícius de Moraes.

Nenhum comentário: