sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Coluna















A Zona
Parece que desta vez a tal da Zona Azul vai ser implantada de forma correta. Ou seja, com prazo determinado para permanência do veículo estacionado, o que permite a rotatividade. Vai acabar aquele negócio de estacionar pela manhã e sair somente à noite. De quebra, ordenará a carga e descarga de mercadorias no centro da cidade. Só espero que o valor cobrado esteja dentro da realidade do bolso dos motoristas e que a gente saiba para onde estará indo o dinheiro arrecadado. Se não for assim, a Zona vai ser uma “Zona”.

(in)utilidade pública
Eu gostaria de saber a quem compete fiscalizar a correta aplicação das verbas de subvenção social que são encaminhadas para organizações consideradas como de “Utilidade Pública”, pela Câmara Municipal. O que não falta e “picareta” montando ONGs e entidades ditas “filantrópicas” para receber verbas públicas sem ter que prestar contas. Aqui em Feira, um vereador já tentou dar o título de “Utilidade Pública” para um bloco de Micareta. Fico sabendo agora que a Câmara aprovou mais uma leva de títulos de “Utilidade Pública” para diversas entidades. Acho que tá na hora de alguém (alô, Ministério Público) começar a cobrar a prestação de contas destas verbas.

John Lennon
Na próxima sexta-feira (5) estarei na Rádio Sociedade de Feira de Santana, no programa “Acorda Cidade”, de Dilton Coutinho, onde apresentarei um pouco da obra musical e do pensamento de John Lennon, que na segunda-feira (08/12) completara 28 anos de falecido. Lennon foi assassinado a tiros por Mark David Chapman, na porta do edifício Dakota, em Nova Iorque, onde o ex-Beattle residia com a artista plástica, Yoko Ono.

Transposição
O bispo da cidade da Barra, Dom Luiz Cappio, fará uma palestra sobre “Transposição do rio São Francisco”, na próxima quarta-feira (3), às 09 horas, no auditório da Secretaria de Saúde, na Avenida João Durval. O evento marcará a entrega dos prêmios Guardiões do Meio Ambiente, promovido pelo governo municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Essa transposição poderá ocasionar um dos maiores desastres ecológicos do planeta. Anotem aí.





“Picaretas”
Assim podem ser chamados os prefeitos e secretários de saúde de diversos municípios baianos, principalmente da região de Feira de Santana, que insistem em desviar a verba que recebem para aplicar em saúde, e mandam seus pacientes para cá. Eu soube a Prefeitura de Itaberaba, que é credenciada para gestão plenas dos recursos que recebe do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, mandou para cá uma paciente para fazer uma simples curetagem. É caso de polícia. Esses caras eram para estar presos, mas não são sequer cassados.

Birra política
Está completando um ano que a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto Cardiologia do Nordeste da Bahia (INCB) remeteram para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) toda a documentação exigida para pleitear o Credenciamento da Cardiologia do Hospital Dom Pedro de Alcântara junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Sesab (leia-se Dr.Jorge Solla), entretanto, nunca remeteu a documentação ao Ministério da Saúde. Todos os procedimentos cardíacos feito pelo SUS no HDPA tem sido bancados pelo governo municipal, que disponibilizou uma verba de R$ 75 mil para a realização de cateterismos, angioplastias e cirurgias cardíacas em paciente referenciados pela Secretaria Municipal de Saúde. Tudo isso porque o Dr. Jorge Solla não gosta do prefeito José Ronaldo de quem se considera adversário político. Enquanto isso, pessoas estão morrendo. Será o Dr. Solla dorme bem?

Parceria
A partir desta segunda-feira (01) o Hospital Dom Pedro de Alcântara estará recebendo médicos, medicamentos e material cirúrgico do Hospital Clériston Andrade para realizar partos em pacientes que serão referenciados pelo Clériston para o Dom Pedro. O motivo é a reforma que está sendo realizada no setor de Obstetrícia do Clériston, que deverá durar cerca de seis meses. O diretoria do HDPA, entretanto, salienta que não está substituindo o Clériston, até porque não tem tal capacidade de atendimento. “Nós somos apenas mais uma unidade a dar apoio ao Clériston, somando com outras unidades de saúde da cidade que também entraram neste processo”, diz a diretora Sandra Peggy. Por sua vez, o provedor da Santa Casa, Dr. Outran Borges, faz um apelo aos prefeitos da região, para que evitem enviar para Feira de Santana pacientes cujo atendimento pode ser feito em seu próprio município, a fim de não sobrecarregar as emergências dos hospitais e clínicas de Feira de Santana.

AIDS
Segunda-feira (01) é o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. O arcebispo metropolitano, Dom Itamar Vian, eu seu artigo semanal, publicado em diversos jornais e blogs da cidade, questiona sobre “como parar a AIDS”. Como parar não sei, mas, sei como poderia diminuir a incidência da doença. Basta a igreja Católica para de combater e passar a estimular o uso da camisinha. Século XXI, Dom Itamar, século XXI.

Feiroeste
O sujeito era caçado por todas as polícias do Norte e Nordeste. Tido como um indivíduo violento e perigoso. Morreu em troca de tiros com a polícia de Feira de Santana. Parabéns aos policiais pela bravura e habilidade. Esse não sabia que aqui é Feiroste. Bandido aqui, morre.

Praga
Quando não estão se matando entre si, os bandidos de Feira de Santana morrem em troca de tiros com a Polícia. A média é de um por dia. E nem assim acaba. Parece praga.

Como não amar esta cidade?






















_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só, que agora eu vou ali no apreciar o por do sol do coreto da Catedral de Santana. De hoje a 15 dias tem lua cheia de verão.

“Enquanto tiver dentro de si um pouco de ternura, enquanto carregar consigo o espírito da criança eterna que traz bem cultivado, enquanto for possível conservar no coração o mínimo amor, o bicho-homem far-se-á alegre e feliz e buscará tornar alguém alegre e feliz no dia do nascimento do Menino. Porque Belém não é só um símbolo; é muito mais um estado de espírito. Nada poderá mudar, fazer surdos os nossos ouvidos, às coisas que Aquele pobre e desprezado Galileu – que veio a ser tão amado – nos ensinou”. (Carlos A Kruschewsky in “Memórias de Saulo Daqui”)

Nenhum comentário: