sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Painel
Disseram-me que o painel eletrônico da
Câmara Municipal é um equipamento alugado. Não entendi, mas, se for verdade, menos mal, porque no próximo ano ele terá que ser trocado. Isso porque só há espaço para os nomes dos 19 vereadores, e na próxima Legislatura serão 21.

Forró com Cescé
Nesta sexta-feira, a partir das 19 horas tem forró no Cuca, com Cescé e a Banda Pé de Lajedo. Tem ainda participação de Timbaúba, Jurandi da Feira e outros artistas. Imperdível!


Lobby
O lobby por cargos no futuro governo de Tarcízio Pimenta está mesmo que fogo de monturo. Ninguém vê, mas tá queimando. Na parte que me toca, eu bem que gostaria que fosse feita justiça na escolha do secretário de Comunicação. Justiça, para mim, seria o reconhecimento por parte do deputado Tarcízio Pimenta do trabalho daquele que sempre esteve ao seu lado, comendo poeira e sal. É que eu soube que tem gente, que vivia xingando o deputado, e hoje não desgruda, movendo céus e terras para ser indicado. Se algum desses for indicado, a terra vai tremer. Vocês, colegas, que trabalham para e com a Secom, cuidem-se. Não fiquem alheios ao processo. Depois não digam que não avisei.

Representatividade
Rapaz! Onde é que eu fui amarrar meu jegue? Feira de Santana nunca esteve tão fraca em representatividade política. A cidade, que já teve cinco deputados federais, hoje tem apenas os deputados Colbert Martins do PMDB e Fernando de Fabinho do DEM. (Sérgio foi eleito por Salvador, e está aqui há pouco mais de um ano). Na Assembléia Legislativa temos apenas o deputado José Neto (PT), e o deputado Fernando Torres (PT do B), Tarcízio Pimenta (DEM) agora governará Feira. No próximo ano teremos a deputada Eliana Boaventura (PP), mas, pelo andar da carruagem, eu já não sei se ela fica em Feira, já que a cidade não tem sido muito generosa com ela em termos de votos. No senado, apenas João Durval Carneiro.

Amadurecimento
O povo feirense tem dado sinais de amadurecimento político. Temos visto notórios farsantes sendo derrotados nas urnas, em que pese o derrame de dinheiro que promovem para obter votos. Contudo, boa parte dos eleitores ainda peca por votar em pára-quedistas, que são aqueles candidatos oriundos de outros municípios, que só aparecem aqui em época de eleições. Eles levam os votos que poderiam eleger nossos representantes mais legítimos, e depois somem, pois não têm nenhum compromisso com a cidade nem com o nosso povo. Nós, formadores de opinião, temos o dever de estar sempre alertando a população, mostrando que essa prática tem diminuído a nossa representatividade política no Legislativo e, por isso, perdemos importantes obras, verbas e ações para outros estados e municípios. Sugiro até um slogan: “Vote por Feira! Vote em quem vive em Feira”.

Troféu Tracajá 2008
Será no dia 13 dezembro, a partir das 11 horas, no Restaurante Kimistura, na Avenida Getúlio Vargas, que os feirenses ilustres, nativos ou não, mas que trabalham, realmente, por esta terra, serão homenageados com o Troféu Tracajá (o Oscar do Sertão). A festa acontece em ritmo de descontração e clima de cordialidade e alegria. Porque as Organizações Tracajá tem como meta o sorriso acima de tudo. Pode até perder o troféu, a piada, nunca.


Tirano de aldeia
O Dr. Jorge Solla é mesmo um tiranozinho de aldeia. Ele acaba de desabilitar o município de Itabuna da Gestão Plena da Saúde, sem que nada ficasse comprovado de que houve as irregularidades que ele alega na aplicação das verbas destinadas àquele município. Ele carreia tudo para os municípios governados por seus aliados, e deixa os demais ao léu. Mas ainda, assim, em seu próprio município, Vitória da Conquista, a Saúde em nada é diferente do resto do Brasil. Eu estive lá e vi com meus próprios olhos. Aqui em Feira de Santana, apesar da Santa Casa de Misericórdia e o Instituto de Cardiologia do Nordeste ter enviado todos os documentos exigidos pelo Ministério da Saúde, o Instituto ainda não foi credenciado a fazer procedimentos cardíacos pelo Sistema Único de Saúde. A prefeitura continua bancando tudo.

Deu no Cláudio Humberto
Questionado por Nelson Jobim sobre como sabia o momento certo para colocar em votação e aprovar matérias polêmicas, Ulisses Guimarães teria respondido: “eu aguardo fim das sessões. É a hora em que os velhos têm fome e os jovens querem namorar”.

Provérbios e ditos
O arcebispo metropolitano, D. Itamar Vian, publicou na semana passada um texto sob o título “Isso Também Passará”. É muita sabedoria contida numa única frase. Se prestarmos atenção, todos os momentos e situações vividas passam. As alegrias, as tristezas, as vitórias as derrotas, as sortes, os infortúnios, tudo passa. Não por acaso o ex-ministro da Educação, o feirense Eduardo Portela, disse a um repórter: “Eu não sou ministro, eu estou ministro”. Na sua sabedoria, Portela sabia que o cargo passaria, mas que ele sempre seria professor. Há outros provérbios e ditos populares que nos remetem a essa reflexão, como “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”. Aproveitemos, pois, o dia, o momento, pois eles passam, e tudo que restará é o que somos, e não o que temos.

Ciclos
Eu já manifestei aqui a saudade que eu tenho dos decotes ousados e saias um pouco acima dos joelhos. É que, com estas roupas sumárias que se usa hoje em dia, os mistérios do corpo feminino perderam a graça. Mas, leio nos jornais que, neste verão, os biquínis mais comportados estarão de volta. “São mais confortáveis”, comentou uma usuária da peça. Como diz o meu amigo Dr. Outran Borges, “tudo é cíclico”. Ele defende a tese de que a música popular brasileiro atingiu um nível tão baixo de qualidade, que a tendência agora é subir o nível. Eu acredito. Pode até demorar cem anos, mas, pior do que está não fica.

Bikini
Sempre Livre também é cultura. O nome desta peça feminina para praia, dividida em calcinha sutiã, lançada nos anos 50, foi uma alusão ao atol das ilhas Bikini, onde foram realizados os primeiros testes com bombas nucleares. Ou seja, o traje era considerado “explosivo”.

Educação
Nos testes realizados pelo Enem, os estudantes brasileiros ficaram com média abaixo de 50%. Em resposta, o Congresso Nacional aprovou mais cotas para estudantes de escolas públicas e as etnias. Estamos brincando de fazer Educação.

Educação I
O estudante Vinícius Lima, de um colégio particular de Feira de Santana, ficou em segundo lugar no Brasil, nos testes do Enem. O primeiro lugar coube a um estudante de um colégio público do Sul do País. Somos ou não divididos em dois Brasis?

Philosopher
“Jesus é o caminho. Edir Macedo, o pedágio” (anônimo)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só, que agora eu vou ali no forró de Cescé.


“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure sempre...” Vinícius de Moraes.

Nenhum comentário: