sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Coluna da Semana




Honra ao mérito?
Militando há 30 anos no jornalismo, eu aprendi a me defender das armadilhas que me cercam. Uma delas é a cooptação política. Quando um jornalista com espírito crítico e contestador aparece, e os políticos não têm como se livrar dele, optam pela cooptação. E uma das formas usadas para tal mister, é estimular sua vaidade, oferecer cargos ou honrarias, para que o jornalista se sinta grato e em débito com eles, os políticos. Sim. Eu já ocupei cargos públicos, mas exerci meu dever com dignidade. Sempre disse não às sinecuras. Também nunca aceitei honrarias. Até porque elas não valem nada. Não há honra em recebê-las, e o único mérito é ser amigo de um algum político. Que me perdoem os meus amigos e colegas que já receberam tais honrarias. Mas, eu, tô fora.

Passeio cilclístico

Neste domingo (20), será realizado o 15º Passeio Ciclístico da Primavera. Promovido pelo Rotary Feira Subaé com o apoio dos demais clubes rotários do município. O evento tem o objetivo de promover a amizade e a integração da população de Feira de Santana, além de arrecadar alimentos em benefício de comunidades carentes. Qualquer pessoa pode participar. Basta doar dois quilos de alimento não perecível em troca de uma bonita camisa do passeio ciclístico, conforme revelou Rodrigo Novais, presidente do Rotary Club Feira Subaé. Em 2008, foram arrecadadas seis toneladas de alimentos. A concentração para o passeio está prevista para as 7 horas, na Praça de Alimentação, na avenida Getúlio Vargas.

Expofeira I
Que o evento foi um sucesso ninguém tem dúvidas. Muito bem organizado, animais em grande quantidade, variedade e qualidade, bom volume de negócios. Falhas existiram e sempre existirão. O ponto principal, sem dúvida, foi a mudança da área de shows para fora do parque. O criador e produtor rural, finalmente, foram ouvidos, valorizados e respeitados. Com a modernização do Parque, prevista para o ano que vem, a Expofeira, com certeza, voltará ao seu devido lugar no cenário nacional das exposições agropecuárias.

Expofeira II
O governador Jaques Wagner, convidado para a abertura da Expofeira, abusou da deselegância. Fez uso político do evento e, de quebra, ainda convidou o prefeito Tarcízio Pimenta a “pular” para o seu lado. Enquanto isso, o governo do seu partido, o PT, resolveu não liberar a verba oriunda de uma emenda de bancada, que seria aplicada na ligação da avenida Noide Cerqueira com a BR-324, o que desafogaria o trânsito no acesso ao Parque de Exposições.

Comissários
O vereador Bastinho, autor da Lei que dá gratuidade na passagem dos transportes coletivos urbanos para os Comissários de Menores e policiais militares, disse que “todos nós sabemos da importância do trabalho dessas duas categorias, principalmente no trabalho de proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”. Está certo o vereador, mas, por certo, não digeriu bem a gratuidade para os policiais, imposta a ele goela abaixo, por pressão do vereador Tom. Afinal, é dever do Estado garantir a gratuidade para os policiais. E essa conta vai bater diretamente no bolso dos usuários do sistema. É só esperar até o próximo aumento da tarifa.

Enturmação

Turmas com mais de trinta alunos são contraproducentes. Os professores não conseguem ter o domínio da turma e o ensino fica prejudicado. É isso que os professores temem com a proposta da Secretaria Estadual de Educação em promover a “enturmação”. Mas o que o Estado deseja, e se essa for a verdade, está muito certo, é acabar com turmas que hoje contam menos de dez alunos, reunindo-as numa só. Com isso, se aproveitaria melhor o contingente de professores para suprir a falta deles em outros locais. Mas, se querem reunir numa só turma, alunos de séries diferentes, os professores têm razão em protestar.

Assassinos
O Grupo Guararapes é uma associação de militares que busca alertar aos brasileiros sobre as mentiras e roubalheiras que os políticos praticam abertamente no País. Recentemente publicou uma nota pública, da qual retiramos este trecho: “Esta balela de direita, esquerda ou centro não leva a nada e só faz dividir a sociedade brasileira. Se todos fossem cidadãos cônscios de suas responsabilidades tudo seria mais fácil. A desgraça vem quando a ambição pelo poder cega as pessoas. Ai se mata, se mente, se rouba e ainda se afirma que se é patriota. O mais comum é se esconder a verdade. Dentro deste clima de desconfiança quem sofre é o País e o povo que será usado pelos demagogos. A cegueira política (de Hitler, de Stalin ou de Mao) matou entre 100 a 160 milhões de pessoas no mundo) e ainda continua a discussão de quem é o melhor. Para o Grupo Guararapes são assassinos da humanidade”.

Hoje é dia de festa
Abra o seu melhor sorriso, abra os seus braços e declare o seu amor por esta cidade. Se não é melhor, é porque nós não nos esforçamos o bastante para torná-la melhor. Mas, é a Feira que temos, que amamos, trabalhamos, vivemos e criamos nossos filhos. Parabéns, minha querida Princesa!


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali comemorar o aniversário da Princesa do Sertão

Nenhum comentário: