sexta-feira, 23 de outubro de 2009

M de Madalena


Uma homenagem mais que justa será prestada à jornalista Maria Madalena de Jesus. Ela foi escolhida para receber o troféu M de Mulher, no segmento Comunicação. O evento, que já está na 11º edição, acontece no dia 29 deste mês, no auditório do Sest/Senat, numa iniciativa do jornalista e produtor cultural Paulo Norberto.
Madalena de Jesus é jornalista e professora de Literatura, graduada em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ela transita com facilidade tanto no jornalismo - onde atua há 31 anos, que serão completados em dezembro - quanto na área acadêmica.
Atualmente desenvolve atividades na Assessoria de Comunicação da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e da Câmara Municipal de Feira de Santana. Também colabora com o site do programa Acorda Cidade. Exemplo de profissional competente, séria e comprometida com o que faz, o que mais impressiona em Madalena é a capacidade de trabalho, a agilidade com que produz um texto, sempre impecável, seja na área política - sua especialidade - ou até mesmo policial. Não satisfeita, essa profissional inquieta ainda acha tempo para fazer o curso de radialista promovido pelo Sindicato da categoria.
Como Jornalista, Madalena passou pelo Jornal Folha do Estado, com atuação destacada na Editoria Política; Revista Panorama, Jornais Folha do Norte e Feira Hoje, este último já extinto há alguns anos. Teve atuação ainda como assessora de comunicação das prefeituras de Feira de Santana e Itabuna, serviço prestado também a vereadores e prefeitos da região.

Educação
Na Educação, a experiência mais recente foi como professora de Literatura, Produção de Texto e Estágio Supervisionado, na Faculdade Regional de Ribeira do Pombal (FARP). Responsável pela organização do livro “Estrada do Tempo”, (2006) uma coletânea de textos do jornalista Egberto Costa, também editou a publicação “Amélia Rodrigues: uma mulher, uma cidade”, história contada pelos próprios habitantes (1997).
Ao longo desses 31 anos, Madalena colecionou muitos prêmios, o que dá a dimensão da importância do seu nome na área de Comunicação. Recebeu o Troféu Imprensa de Feira de Santana; Troféu jornalista Arnold Silva por quatro anos consecutivos, conferido pela Câmara Municipal pelo trabalho na cobertura política. E o prêmio Juarez Bahia de Imprensa por duas vezes. Agora essa profissional multifacetada, recebe merecidamente, o troféu M de Mulher.

Nenhum comentário: