quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Festa do Cristo Rei na paróquia Cristo Redentor

“Se os mistérios da Vida do Senhor, como a Páscoa e o Natal, são, para toda a Igreja, as maiores celebrações, a festa do padroeiro local é a maior expressão de fé de uma comunidade”. Palavras do padre Ednelson, pároco da comunidade Cristo Redentor, no conjunto Jomafa, onde desde o dia 12 passado está acontecendo, com o tema “Jesus Cristo Ontem, Hoje e Sempre” a Festa do Cristo Reio, que tem o seu encerramento neste domingo (21), com uma programação especial.
A festa coincide com o encerramento do ano litúrgico, o ano da Igreja, e com a celebração do dia do leigo, do fiel engajado que descobriu seu lugar e sua missão na comunidade. No dia 14 passado o Arcebispo, Dom Itamar Vian, confirmou dezenas de jovens e adultos na fé, mediante o Sacramento da Crisma.
No dia festivo (21) serão realizados batizados, Missa dos Enfermos, Almoço Comunitário, Missa Festiva e a procissão que antecede a um show
sacro. “Tudo isso para se sentir e testemunhar como é belo viver em comunidade”, diz padre Ednelson. Segundo ele, “a novena é uma expressão de fé popular que responde coerente ao imperativo do Senhor Jesus quando, em diferentes passagens do Evangelho, nos pede para orar com insistência e perseverança”.
“Nós fazemos festa paroquial para ritmar com a fé a própria vida. Certamente a quermesse tem um cunho de preocupação econômica, mas o maior valor está em unir pessoas, fazer famílias se encontrarem, em criar ambiente onde crianças e idosos se aceitam e se respeitam; onde jovens e adultos, homens e mulheres, derrubam barreiras de cor ou classe social e, pela convivência fraterna, acabam testemunhando como deve ser o mundo que Deus quer. Por isso, ela só tem sentido se for harmônica, livre de quaisquer ostentações pessoais ou concorrência de poder. Quem vier, deve sentir o gosto do próprio Reino, e antecipar um pouco o que será a grande festa do Céu. É a festa no tempo com sabor de eternidade”, finaliza.

Nenhum comentário: