terça-feira, 16 de novembro de 2010

“Dia Rosa” realizado com sucesso no HDPA






















Cerca de 60 pessoas participaram do “Dia Rosa”, evento realizado na manhã de terça-feira passada (16), no auditório do Hospital Dom peddro de Alcântara (HDPA) para alertar às mulheres sobre os riscos do Câncer de Mama, um tipo de câncer perfeitamente curável, mas que ainda mata muitas mulheres em toda a Bahia. O evento foi realizado por uma parceiria ente a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM) do Hospital Dom Pedro de Alcântara.
Para levar o alerta sobre os riscos e métodos de prevenção precoce do câncer de mama falaram ao público presente, composto por enfermeiros, estudantes, paciente e voluntários do combate ao câncer, entre outros, o oncologista Dr. Flávio Amorim,, a diretora da UNACOM, Dra. Lívia Matos, E a diretora do Departamento de Saúde da UEFS, Dra. Ana Cristina Gonçalves. Compuseram ainda a mesa diretiva do evento o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Jairo Filho, e a diretora administrativa do HDPA, Sandra Peggy, que fez a abertura dos trabalhos.
Durante o evento foram distribuídos folhetos contendo instlruções sobre como fazer o auto exame da mama, e também sobre os riscos aos quais as mulheres estão expostas, devido á idade ou exposição a agressões causadas pela poluição do meio ambiente e pela má alimentação. Segundo a Dra. Cristina Camargo, uma das coordenadoras do evento, o câncer de mama é perfeitamente curável, desde que diagnosticado precocemente. “As chances de cura, neste caso, é de 100 %”, afirma ela.

Nenhum comentário: