quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UEFS e UNACOM promovem Dia Rosa


Na próxima terça-feira (16), pela manhã, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM) do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) unem forças para realizar o “Dia Rosa”, dia de prevenção do câncer de mama. Para tanto um evento será realizado no auditório do HDPA com exposição de fotos, palestras, narrativas de vivencias e diversas outras atividades objetivando conscientizar mulheres e orientar profissionais de saúde que atuam nesta área sobre os métodos de prevenção de câncer de mama, uma patologia curável, desde que detectada precocemente.
A coordenadora do evento, Dra. Cristina Camargo (foto), é professora assistente do Departamento de Saúde da UEFS e coordenadora da disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Medicina daquela instituição, diz que o evento integra as atividades da educação permanente e conta com a colaboração da enfermeira Marizélia Freitas, que é a responsável pelo setor no HDPA.
“O que a gente pretende é alertar as mulheres para que prestem mais atenção ao seu próprio corpo, para que possam se prevenir através de exames clínicos, nas consultas com ginecologistas, mastologistas ou enfermagem, ou até mesmo através do auto exame das mamas. Há ainda os exames de rastreio, como as mamografias, que são oferecidas através do Sistema Único de Saúde pelo HDPA, embora este exame ainda seja de difícil acesso à população carente em algumas localidades”, diz a Dra. Cristina.
Segundo ela, as mulheres sofrem a indiferença e até discriminação em relação ao câncer de mama, e é preciso desmitificar muita coisa, porque trata-se de uma doença perfeitamente curável, com 100% de possibilidade de cura, desde que diagnosticado precocemente. “É importante que as mulheres não tenham medo nem vergonha de tratar o câncer de mama”, afirma.
Alguns conselhos dados pela Dra. Cristina Camargo são: hábitos de vida saudáveis, como boa alimentação e exercícios físicos; manter o peso; fazer o auto exame da mama, de preferência após o período menstrual; Fazer mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, e aquelas que têm história familiar de câncer, a partir dos 30 anos.
“Se notarem alguma alteração na mama, constatarem algum nódulo, não precisa desespero, pois nem todo nódulo, caroço, significa um câncer de mama. O que ela deve fazer é procurar logo um médico para que ele possa fazer uma avaliação e recomendar os procedimentos necessários ao diagnóstico”, aconselha ela.

Dia Rosa
Durante o mês de outubro, em todo o mundo, são realizadas atividades relativas ao câncer de mama. É o “Outubro Rosa”. Conforme explicou a Dra. Cristina Camargo. Como este evento não pode ser realizado em outubro passado, ele está sendo realizado agora com a denominação de “Dia Rosa”.
“É a primeira vez que a Santa Casa está á frente deste evento que é de grande magnitude, porque o câncer de mama é o que mais mata mulheres na Bahia. Por isso é muito importante que realizemos atividades de prevenção”, diz ela.
O evento, inicialmente, é voltado para os trabalhadores das duas instituições, mas está aberto para gestores públicos e todos os profissionais da área de saúde de ONGs como a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer, entre outras.

Nenhum comentário: