sexta-feira, 4 de junho de 2010

Meio Ambiente



No dia 25 do mês passado comemorou-se o “Dia da Indústria”. Neste sábado (05), comemora-se o dia do Meio Ambiente. Duas coisas aparentemente antagônicas, mas que só o são por culpa nossa, seres humanos, mal educados, mal orientados, egoístas e gananciosos. Não todos, é claro, mas a grande maioria, e, por isso, o desastre que se aproxima.

Através dos séculos vimos produzindo gente, aumentando a população terrena. E para alimentar tanta gente, é preciso produzir mais alimentos. Também é preciso produzir bens de consumo, para dar mais conforte e lazer às pessoas, porque ninguém é de ferro. É aí que entra a indústria.

Como o planeta não dispõe de um manual de instruções sobre uso e conservação (e se tivesse ninguém se preocuparia em ler), vivemos às cegas, tateando para descobrir as coisas, como são e onde estão. Fazemos experimentos diversos, alguns bem sucedidos, outros nem tanto e muitos desastrosos. Brincamos com coisas perigosas, forças que não entendemos e nem podemos dominar completamente.

Na pressa de chegar primeiro, de conquistar mercados, vamos perdendo coisas pelo caminho. Perdemos, por exemplo, muito do que poderíamos ter aprendido com os indígenas, o povo da Terra que mais convive com a natureza, com ela vive em harmonia, dela tira o seu sustento, dela conhece muitos segredos. Com o extermínio e a aculturação dos indígenas, perdemos muito do que eles poderiam nos ensinar. E agora tateamos no escuro para descobrir.

E nós, seres humanos, produzimos muito lixo. Não só o nosso lixo orgânico, que pode ser facilmente reciclável, pela própria natureza. Mas, lixo sintético, que não se decompõe facilmente e intoxica o planeta. Exploração de petróleo, aquecimento global, mudanças climáticas, derretimento da calota polar, tudo isso traz enchentes, terremotos, maremotos, tsunamis e outras catástrofes naturais que poderiam muito bem ser evitadas, não fosse a nossa ignorância e pressa.

Sabemos como produzir energia limpa, que não empesteia o planeta. Mas a Opep não iria gostar disso. Sabemos como produzir medicamentos naturais e praticar medicina preventiva. Mas os laboratórios não querem. Sabemos com coletar, armazenar e reciclar o nosso lixo, mas nenhum governo está disposto a gastar com isso. Sabemos como educar o povo, mas nenhum governante está disposto a fazer isso. Tecnologia nós temos. O que não temos é vergonha na cara.

Fazer o que? Os países mais ricos são os mais poluentes e não estão dispostos fazer nada a respeito. No nosso país, uma ministra disse que as árvores atrapalham o progresso. Infelizmente, é esse o mundo em que vivemos.

Nenhum comentário: