sexta-feira, 28 de janeiro de 2011






Campanha
Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para doações para as vítimas das tragédias ocorridas no Rio de Janeiro, através de campanha promovida pelo Arcebispo Metropolitano, D. Itamar Vian. Esta semana, escrevi um artigo alertando para o fato de que os próprios cariocas estão dizendo que estão tendo problemas em distribuir as doações, por falta de pessoal voluntário para fazer a triagem. Segundo os líderes comunitários envolvidos no trabalho, já não há necessidade de roupas e colchões e muita comida se estragou. Portanto, do meu ponto de vista, as doações feitas aqui em Feira de Santana, ou pelo menos parte delas, deveriam ser redirecionadas para instituições daqui mesmo, que cuidam de pessoas tão necessitadas quanto aquelas vítimas das tragédias cariocas. Como exemplo posso citar a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, o Lar do Irmão Velho, a APAE, a Fazenda Esperança, e as inúmeras creches e orfanatos existentes na cidade. Com a palavra, o nosso Arcebispo.

Grátis?
Recebi um panfleto na rua oferecendo cursos de informática de graça. É claro que, em letras miúdas, está escrito que “o aluno pagará apenas uma taxa de manutenção no valor de R$ 20,00”. Ainda assim dá pra desconfiar. Afinal, como se diz popularmente, “não existe almoço grátis”.

Diagnóstico
Todo brasileiro é técnico, jogador de futebol, médico, sociólogo e o escambau do Ovo da Ema. A gente entende de tudo, sabe de tudo, e se não souber, pergunta ao Google. E é dentro desse espírito que tem uma propaganda rolando. O cara é narrador de rodeio, mas quando o peão se machuca e leva a mão ao ombro, o locutor vira médico e já dá o diagnóstico: “É tendinite no deltóide”. Não entendeu? Porque você não é médico nem locutor de rodeio.

Gestante?
Por falar em locutor, teve um esta semana que, referindo-se à falta de medicamentos em determinado hospital, disse: “Aí foi deficiência do gestador”. O âncora emendou na hora; “Gestor”. Já um outro disse que a Superintendência Municipal de Trânsito iria liberar o “tráfico” em determinado local.

Cuidado!

Uma propaganda veiculada no rádio é aberta com o seguinte slogan: “Você tem que estar preparado para o que vem pela frente”. O que vem pela frente a gente pega o touro logo pelos chifres. O problema é o que vem por trás, tipo hemorróidas, essa doença traiçoeira que só pega a gente pelas costas.

Ovelhas negras

No morro do Alemão (RJ) o Exército teme que má influência de policiais corruptos contamine seus soldados.

Ironia

Cruel ironia. Um adolescente foi morto a “pedradas” porque não quis dividir uma “pedra” de crack.

Cabelin de um, cabelin de outro

Eu me divirto vendo a irritação de alguns colegas com as respostas inteligentes e irônicas do ex-prefeito José Ronaldo, quando tentam tirar dele alguma declaração comprometedora. Principalmente aqueles que têm interesse num desentendimento entre ele e o prefeito Tarcízio Pimenta. Às vezes eu me lembro de quando a gente era criança e queria provocar alguma briga entre dois garotos. Se a coisa não evoluía, ficava apenas no bate boca, não faltava um que se aproximava dos dois contendores e pegava o cabelo de cada um e, fazendo de conta que trocava, dizia: Cabelin de um, cabelin do outro. Era briga na certa. Mas no caso de Tarcízio e Ronaldo, não dá fazer. Ronaldo não tem cabelo.

Senvergonheira
Eu bem que gostaria de ver a cara de pau de quem, sem necessitar, se inscreveu para receber casas destinadas a quem ganha até um salário mínimo. É preciso fotografar e expor em praça pública quem são estes sem vergonha, para que o povo conheça quem lesa seus direitos.

Pára choque de caminhão
“Buzine baixo porque o chofer está dormindo” (coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“As mulheres fogem das tentações na esperança de que elas as alcancem”. (anônimo)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali tentar uma mulher.

Nenhum comentário: