domingo, 3 de abril de 2011

Geladeira que funciona sem eletricidade


 Com um método simples e criativo, um nigeriano conseguiu melhorar significativamente a qualidade de vida de quase todo seu povo e ao mesmo tempo lhe permitiu ganhar o Rolex Awards e mais um prêmio de 100 mil dólares. Mohammed Bah Abba inventou uma geladeira de baixo custo e, o melhor, não necessita de eletricidade para funcionar.
Mohammed preocupou-se com um dos tantos problemas básicos que afetam a uma nação tão pobre como a sua: na zona norte do país, 90% dos vilarejos não têm eletricidade, e portanto resulta impossível refrigerar os alimentos para sua conservação, implicando problemas de abastecimento e de saúde entre os moradores. E sua solução não podia ter sido mais simples e efetiva: a geladeira que não precisa de energia elétrica é facilmente fabricável com matéria prima local e de muito baixo custo. Aliás o principal componente é bem comum por lá: vasos de barro.
Esta geladeira sem eletricidade utiliza princípios conhecidos há séculos, mas que jamais foram aplicados para solucionar problemas atuais como este, e funciona da seguinte forma: Coloca-se um vaso menor dentro de outro maior, e o espaço entre os dois é prenchido com areia molhada. No interior do vaso menor são colocados os alimentos e cobertos com um pano úmido. A água ao evaporar-se expulsa o calor, baixando a temperatura do interior. Para facilitar a rápida adoção de sua idéia e ajudar à maior quantidade de pessoas possível, Mohammed começou presenteando os vasos; depois começou a vendê-los a um valor muito próximo ao custo de fabricação para poder manter a produção.
Este invento mudou radicalmente a vida de seus compatriotas, já que os vegetais que antes duravam só 3 dias agora podem ser conservados até três semanas. Isto permitiu entre outras coisas que mais crianças possam ir às aulas já que suas famílias não necessitam mais delas para vender comida no mercado antes que estrague.
Possivelmente este nigeriano não mereça ser somente reconhecido por ajudar radicalmente ao progresso de seu povo, senão também a de todo local do planeta onde sua idéia seja requerida para solucionar um problema tão básico como a conservação dos alimentos comida quando não se conta com os benefícios da civilização.
Mohammed Bah Abba aplicou todo o prêmio na melhoria da qualidade de vida de seu povo.

Nenhum comentário: