sábado, 26 de novembro de 2011


Corrupção
A OAB Federal lançou o “Observatório da Corrupção”. Trata-se de uma ferramenta de auxílio à sociedade brasileira na agilidade em julgamentos para casos de corrupção. Assim, a população pode seguir julgamentos acompanhando seus andamentos, inclusive pleiteando-os. Para acessar o Observatório da Corrupção: www.observatorio.oab.org.br 

Contramão
Enquanto todo o país se esforça, emissoras de TV promovem ações nacionais antitabagistas, os dois senadores baianos, Lídice da Mata e Walter Pinheiro, aprovaram, junto com a base governista de apoio a presidente Dilma Rousseff, medida provisória que explicita a permissão para fabricantes de cigarro patrocinarem eventos institucionais como festivais de música e eventos esportivos. A aprovação da matéria vai de encontro a própria ação do governo de combate ao tabagismo, as campanhas do Ministério da Saúde contra o fumo e os alertas do órgão sobre os gastos no setor para tratar os efeitos do cigarro. O assunto foi tema de comentário do deputado Carlos Geilson na Assembléia Legislativa da Bahia.

Professores
O Projeto de Lei 19.574/2011, que altera a estrutura de remuneração dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental e médio na rede pública estadual, foi aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa da Bahia. O relator do projeto, deputado Bruno Reis, apresentou emenda, acatada no âmbito das Comissões, que compreenderam a relevância da modificação para melhor atender aos professores.
O Projeto, que tramitou na casa em tempo recorde: 48 horas, atende ao disposto na Lei Federal 11.738/2008, que institui o piso salarial nacional para os profissionais da educação básica, cujo valor de R$ 1.187,98, para jornada de no máximo 40 horas semanais, passou a vigorar no início deste ano. Isso significa, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), aumento nos salários de 31.191 professores da rede pública no estado.

Lançamento
Na próxima terça-feira (29), o professor e historiador Bel Pires lança o livro “Aloísio Resende, poeta dos candomblés: história das populações negras em Feira de Santana”. O evento será realizado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), a partir das 20 horas. A obra contou com patrocínio cultural da Prefeitura de Feira de Santana e o apoio do grupo de pesquisa Populações Negras: Pesquisa e Extensão, da Uneb/CNPq e foi produzida com a colaboração do artista visual Gabriel da Silva Ferreira e do mestre em Literatura e Diversidade Cultural Denílson Lima Santos. No livro são abordados aspectos relativos a ancestralidade e a produção e atuação do poeta e escritor negro Aloísio Resende, ferrenho defensor do candomblé e das manifestações da religiosidade afro brasileira, que morreu em 1941.

Cartórios
Cerca de 400 servidores que trabalhavam em comarcas no interior do estado serão obrigados a se mudarem para outras cidades. Isso porque o Tribunal de Justiça (TJ) decidiu na quarta-feira (23) que 43 das 50 comarcas serão fechadas para contenção de custos. “Isso não poderia estar acontecendo, pois vai gerar transtornos para a sociedade. Com a desativação dessas comarcas, os moradores das localidades prejudicadas terão que procurar os serviços em outras cidades que dispõem do serviço. Assim, as comarcas existentes terão que atender a população local e os cidadãos que vierem de outros municípios. Para a deputada Graça Pimenta isso pode fazer com que a privatização não surta efeitos positivos. “É direito dos baianos ter acesso facilitado aos serviços cartoriais”, declarou ela. No dia 25 de outubro, servidores de cartórios ocuparam a galeria da Assembléia Legislativa para protestar sobre o possível fechamento. Das 50 comarcas que seriam fechadas em cidades do interior do estado pelo TJ, apenas as cidades de Gentio do Ouro, Maraú, Palmeiras, Planalto, Santa Luzia, Tremedal e Capela do Alto Alegre não terão seus cartórios fechados.

Concurso público
A Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) assinaram nesta sexta-feira (25) convênio para realização de concurso público municipal. Serão preenchidas vagas para professores, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, engenheiros, assistentes sociais, contadores, guardas municipais entre outras. São, aproximadamente 200 vagas, que foram definidas mediante estudos realizados por comissão composta de técnicos das secretarias municipais de Administração, Fazenda e Governo. O trabalho do grupo foi equacionar as necessidades da administração e as possibilidades de ocupação das vagas. O concurso público vai contemplar 19 diferentes setores da estrutura administrativa do município. As provas deverão ser realizadas até o final de março de 2012.


Ônibus

15 novos ônibus foram incorporados ao Sistema Integrado de Transportes (SIT). Para o início do próximo ano, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a aquisição de mais 20 novos veículos e disse também que, até o fim do mandato, pretende renovar em cem por cento a frota de ônibus do transporte coletivo. Pelo que se sabe, os ônibus do SIT são de propriedade de empresas particulares concessionárias da Prefeitura, e são elas quem decidem quando e quantos novos ônibus serão incorporados às suas frotas. Porque o governo municipal comemora a aquisição de novos ônibus como se fosse um ato do Executivo Municipal?


Justiniano

O vereador Justiniano França agora é da bancada de oposição ao prefeito. Há cerca de um mês criou ele criou na Câmara Municipal a bancada independente, integrada também pelos vereadores Lulinha, Ailton Mô e Sargento Joel. Na quarta-feira passada (16) ele anunciou que passa a fazer parte da bancada de oposição ao prefeito Tarcízio Pimenta. Em seu discurso, ele pediu o apoio dos novos colegas de bancada, Marialvo Barreto, Frei Cal, Roberto Tourinho e Angelo Almeida, recebendo destes a garantia de que será muito bem acolhido na bancada.


Juraci Dórea
A Lei Orgânica da Cultura, elaborada pela Secretaria de Cultura do Estado e que dispõe sobre a Política Estadual de Cultura, foi aprovada por unanimidade na terça-feira passada (22) na Assembléia Legislativa (AL). Na mesma ocasião foram votados os membros do Conselho Estadual de Cultura (Cec). Entre os eleitos está o artista plástico feirense Juraci Dórea.

Pára choque de caminhão
“Falar com a boca cheia é feio. Mas é pior falar com a cabeça vazia” (coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“Um bom jornalista é um sujeito que esvazia totalmente a cabeça para o dono do jornal encher nababescamente a barriga” (Apparício Torelli, o “Barão de Itararé”).

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali observar os corruptos e a corrupão que assola o País

Nenhum comentário: