sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Dengue I
O governo está comemorando a queda nos índices de casos de dengue por este Brasil afora, inclusive aqui em Feira de Santana. Porém, se isso acontece não é por mérito da população, que continua a jogar lixo na rua, manter vasilhames com água parada e pneus velhos estocados à toa. Ainda esta semana a TV Subaé mostrou o estado lamentável em que se encontra o canal de macro drenagem que fica às margens da avenida Anchieta, cheio de lixo.

Dengue II
Creio também que fenômenos naturais contribuíram para a redução dos casos de dengue no Brasil. É sabido que o mosquito aedes aegypt se reproduz em águas paradas e no tempo quente. Aqui no Nordeste, neste verão as chuvas foram escassas, e sequer as muriçocas estão se reproduzindo muito. E nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, choveu e fez frio em demasia, o que também não facilita a reprodução do mosquito. Não tiro o mérito do empenho do governo em combater a dengue, mas, neste ano, o tempo ajudou.

Homenagem I
O Governo Municipal de Feira de Santana vai homenagear o político feirense Francisco Pinto, o Chico Pinto, que completa quatro anos de falecido neste domingo (19), um memorial a ser instalado ao lado do estacionamento da Prefeitura, onde serão depositados restos mortais de Chico Pinto e, muito provavelmente, será colocado um busto ou uma estátua do político. Uma Comissão Especial foi organizada para tal fim, e terá 180 dias para elaborar o projeto arquitetônico. A Comissão também vai organizar e compilar o acervo referente à vida de Chico Pinto. Fazem parte da comissão: Antonio Pinto dos Santos (irmão de Francisco Pinto), Milton Pereira Britto, Antonio Carlos Daltro Coelho, Thais Cavalcante Alencar, Adilson Simas Rodrigues, Celso Ribeiro Daltro e Everaldo Marques de Cerqueira.

Homenagem II
É justa a homenagem, mas eu não me entusiasmo muito com estas coisas, porque homenagem de político é tão efêmera quanto uma bufa. Quando aparece outra, aquela já fica esquecida. Por exemplo, a hoje denominada Avenida João Durval, levava o nome do padre José de Anchieta (1534-1597), vulto histórico do Brasil que por suas obras ganhou vários títulos, tais como “apóstolo do Novo Mundo”, “fundador da cidade de São Paulo”, “curador de almas e corpos”, “carismático”, “santo”, entre outros. Hoje é nome oficial da Avenida do Canal, ao lado da qual corre um fedorento canal de macrodrenagem. Deus me livre!

Aloma Galeano
Desde o dia 16 de julho de 2011 assumiu o cargo de Coordenadora Macroterritorial de Cultura na Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT), pela Secult, Aloma Galeano, cuja função é de coordenar os(as) Representantes Territoriais de Cultura (RTCs) de 06 territórios de Identidade (Piemonte Norte do Itapicuru, Portal do Sertão, Sisal, Semi Árido NE II, Itaparica e Sertão do São Francisco). Os 06 territórios descritos acima formam o Macroterritório 03, que dedica atenções trabalhando de forma colaborativa com os(as) Representantes Territoriais de Cultura desses 06 territórios. Porém, Aloma continua respondendo ainda como RTC do Portal até que seja selecionado(a) o(a) novo(a) RTC desse território, cujas inscrições já se encontram abertas e vão até o dia 03 de março (interessados(as) acessem o link:  http://www.cultura.ba.gov.br/edital/edital-n%C2%BA-0012012/ ). Aloma continua com sede de trabalho no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana.

Globurraldos
Outros carnavais
Eu sempre gostei de folia. Festa era comigo mesmo. Mas, além da idade, outros fatores me afastaram de alguns festejos, como o São João e São Pedro. Com o Carnaval não foi diferente. Pra começo de assunto, carnaval pra mim é festa para jovens, e principalmente, solteiros. Eu me lembro que às vésperas da festa eu terminava namoro para poder ficar solto na folia. Depois ia lá, com cara de pau, pedir para voltar. Mas, antigamente, havia bailes nos clubes, infantis e para adultos, onde a permissividade não havia, e sim respeito e alegria. A festa de rua era e sempre será do povão. E quem não gosta de se misturar ao povão, não deve participar. As músicas eram diferentes, havia poesia, melodia, conteúdo, muito animadas mesmo. Nesse caso, digo que animação é um estado de espírito. Se a pessoa não está com espírito para brincadeiras é melhor não sair de casa, buscar um lugar para desestressar, e não descarregar seu mau humor sobre quem não tem nada a ver com isso.

Trans Jegue
Suas preocupações terminaram. Quando for gasta a última gota de petróleo da terra, transporte não será um problema. E a Trans Jegue sai na frente e apresenta o seu mais novo modelo, motor orgânico, turbinado, ecologicamente correto, rodas de magnésio, pneus tala larga, som de última geração, refrigerado a vento. Tudo que você vai precisar para utilizar este revolucionário meio de transporte é ter bons pastos e boas aguadas. O resto é só alegria.



Pára choque de caminhão
“Homem honesto não jura. O caráter jura por ele” (Coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“Da vida não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo que quis, tive tudo o que pude, amei tudo que valia a pena, e perdi apenas o que, no fundo, nunca foi meu”! (anônimo)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali fazer um teste drive com o Trans Jegue.

Nenhum comentário: