sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012






Acabou-se o que era doce
Os tempos áureos da Polícia Federal já têm cheiro de passado. A agitação do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006), quando a PF se transformou em um importante pilar político de sua gestão por investigar grandes escândalos, ficou para trás. Embora em pesquisas de opinião pública apareça como uma das instituições mais respeitadas do país, a corporação vê seu orçamento encolher ano a ano. Para 2012, mesmo com o aumento das contas de custeio, seus recursos sofreram um corte de 5% em relação ao ano passado. Enquanto os recursos minguam, as operações da PF também têm a importância política e a abrangência diluídas.  O diretor de Comunicação Social da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), delegado federal Marcos Leôncio, afirmou que, em 2011, considerando o contingenciamento de verba, os federais perderam 35% dos recursos. (Informações do blog Bahianapolitica, em matéria de Maria Clara Prates)

Nau sem rumo
O diretório municipal do PMDB de Feira de Santana está sem diretoria, pois o mandato da mesma venceu em 3 de novembro passado e não foram realizadas eleições. Segundo o TSE, a direção perdeu a vigência e os membros do diretório ficaram inativos. Em Feira de Santana o PMDB tem na Câmara o vereador, Frei Cal, que está no primeiro mandato.

Marcha de Cabuçu
No final de semana passado, que marcou o fim das férias escolares, políticos de todos os matizes estiveram visitando as praias de Cabuçu, onde havia uma grande concentração de feirenses em veraneio. Em ano eleitoral, eleitor pouco, meu voto primeiro.

Exoneração
José Raimundo Silva Tourinho, irmão do vereador Roberto Tourinho, foi exonerado segunda-feira passada do cargo de coordenador Administrativo e Financeiro da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires). Raimundo Tourinho, que é pré-candidato a vereador (o irmão não é candidato à reeleição) havia antecipado o pedido de exoneração, mas poderia permanecer no cargo até o dia 7 de abril.

Aeroporto
O senador João Durval Carneiro mandou que seu assessor Silvio Romero lhe representasse na audiência pública realizada na terça-feira passada (31) sobre a ampliação do aeroporto de Feira de Santana. Romero, entretanto, não foi convidado para compor  a mesa das autoridades. A gafe não passou despercebida, mas o vice-governador  Otto Alencar amenizou a situação ao garantir que o nome de João Durval será mantido no aeroporto.

 
















Greve I
Embora o comando afirme que não existe a greve da Polícia Militar, a população manifesta o seu medo e vê de perto os efeitos da insegurança. Comercio fechando as portas, notícias de arrastão, pessoas testemunhando ou sendo vítimas de roubos e assaltos, enfim, um caos na cidade. E o comandante ainda insinuou que a culpa é da imprensa.

Greve II
 Eu não posso desconsiderar o fato de que grevistas estejam promovendo os boatos ou estimulando os bandidos a agirem. Afinal, interessa a eles os efeitos nefandos da greve. Mas isso é problema do governo, e não nosso. Uma solução tem que ser dada, porque nós pagamos impostos para ter, entre outras coisas. Se o governo e impotente ou incompetente para agir, que reconheça isso e diga claramente à população em que pé estão as coisas.

Greve III
Enquanto o pau quebra por aqui, o governador foi ver in loco, se Cuba lança foguete. Depois ele vai ver Cuba lançar... no Carnaval.


João Falcão
O Centro de Imprensa do Carnaval de Salvador homenageia este ano o jornalista feirense João Falcão. Ele era, além de outras coisas, fundador do já extinto Jornal da Bahia, reconhecido pela história de luta pela democracia e combate à ditadura. O Jornal da Bahia entrou em decadência a partir de uma perseguição promovida pelo então governador ACM, e nunca mais conseguiu se reerguer financeiramente.

Qual é o milagre?
Durante a Audiência Pública sobre a ampliação do Aeroporto de Feira de Santana, o ex-deputado federal Jairo Carneiro (PP) afirmou que “o Governo do Estado está fazendo em Feira de Santana o que não foi feito em 50 anos”. Não se tem conhecimento do milagre, mas o deputado deve saber o que diz, pois participou de todos os governos anteriores a Wagner.

Providencia
Quando políticos dizem que vão tomar “Providência”, “Atitude”, “Solução”, eu fico curioso para saber em que bar eles encontram estas cachaças.

Novelas
Depois de quebrar a cara com o segredo da 'Jacaroa do Nilo', só me resta rir com os nomes que ouvi outro dia numa novela. Anotem aí: Locanda, Íntima, Britz (corruptela de Blitz), Beleza, Graciosa e Felizardo, entre outras pérolas. Tem também Ana Girafa, que é o apelido de um traveco. Quando acaba, o maluco sou eu.

Pára choque de caminhão
“Hoje tem que ser uma rapidinha porque a carga é perecível” (Coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“Nossos homens públicos não se expõem com malícia. Exibem a frente no Brasil e escondem os fundos na Suíça”. (Beu Machado in Pensamentando)


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali pro batizado de Orinóculo, irmão do Pinículo.

Nenhum comentário: