quinta-feira, 27 de julho de 2017

Dia do Pediatra. Um profissional cada dia mais raro no Brasil


Hoje, 27 de julho, comemora-se o Dia do Pediatra. Que também poderia ser lembrado como o dia da promoção à saúde da criança. Afinal, ele é o profissional que tem a missão de cuidar da criança e de orientar a família para que ela tenha um desenvolvimento feliz e saudável. O acompanhamento pediátrico é fundamental para controlar a alimentação, o gráfico do crescimento, o IMC (Índice de Massa Corporal) e o desenvolvimento motor e sensorial da criança.
Esse trabalho já começa na sala de parto, onde são feitos exames, como o teste de apgar, para checar a vitalidade da criança ao nascer. Mas se algo der errado, a presença dele também faz a diferença. Durante os 60 primeiros segundos de vida da criança, é o profissional quem vai dar o suporte necessário ao recém-nascido, em casos de complicações cardíacas ou respiratórias.
A parte mais importante da pediatria, no entanto, é a prevenção. Ou seja, as consultas, mesmo que o seu filho não esteja doente, servem para identificar quais riscos a criança poderá ter e tratar eventuais problemas desde cedo. Isso inclui doenças crônicas, assim como outras menos comuns na infância, como diabetes e hipertensão. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) chama a atenção das famílias e dos profissionais sobre o alcance do que se denomina pleno desenvolvimento, com ênfase nos primeiros 5 anos de vida. 
Entretanto, nos dias atuais está cada vez mais difícil o acesso aos consultórios pediátricos, mesmo por pessoas de classe média-alta, as que têm planos de saúde, que dirá os que dependem do SUS. O número desses profissionais está cada vez mais reduzido no Brasil. E muitos estão fechando seus consultórios para atender em hospitais e clinicas, na tentativa de melhorar seus ganhos e diminuir as despesas, diante da realidade econômica do País.
Ser pediatra envolve uma série de habilidades e características especiais. E cada um que dedica sua competência, sensibilidade e entusiasmo para atender a crianças e adolescentes merece parabéns!
Para homenageá-los, a seguir um artigo sarcástico publicado no Desciclopédia  

Quem é:    

O pediatra dos seus filhos
Pediatra é a assistência técnica das crianças. Assim pensam as mães. Qualquer sinal que elas achem estranho, prontamente levam os pimpolhos ao pediatra e querem recebê-los sem defeito algum.

O dia a dia
O dia a dia do pediatra é complicado. Quando ele dá plantão em urgência, só atende casos ambulatoriais. Quando ele está no ambulatório, só pega coisa grave (convulsão, desmaio e etc). Isso sem contar as inúmeras vezes em que o telefone toca de madrugada porque "junior" está espirrando.

Remuneração
A diferença do pediatra para o veterinário é que a consulta do cachorro ou gato custa mais que a da criança. Além disso, ninguém reclama para sacar 200 reais da consulta, 90 da ração e 80 da tosa em seu querido animalzinho. Consulta pediátrica a 100 reais é extorsão, faz do pediatra um mercenário egoísta e sem escrúpulos.

Vida Privada
Como todo médico, quando o pediatra vai ao supermercado, ele chega ao caixa e diz: "Sou médico". E passa, de graça, todas suas compras. Quando quer educar os filhos, chega a escola mais cara da cidade e diz: "Sou médico". Automaticamente a matrícula é efetivada. O aluno recebe uniforme e material. Tudo por conta da escola. Basta o pediatra chegar a uma concessionária e gritar:" Sou médico". E prontamente sai com um importado para ele e familiares. Empresas de telefonia, água e energia não cobram nada do pediatra. O governo isenta o pediatra de qualquer imposto em seu consultório.

Coisas que um pediatra gostaria de dizer para mães sem noção


  1. Leve seu filho que está com nariz escorrendo no meu consultório amanhã. São 2 da manhã e estou transando.
  2. Aqui é um serviço de urgência, leve seu filho espirrando a meu consultório amanhã.
  3. Você não paga meu salário. O que você paga de "prano" de saúde não paga nem meu lanche.
  4. Chorar não mata a criança. Deixe de frescura quando ele vai ser examinado.
  5. Seu bebê de 10 anos não é um retardado. Deixe de coisas do tipo: "abre a boquinha que o tio vai ver se você está dodói."
  6. Raio X não cura resfriado.
  7. Quando seu marido encher a cara, vá tomar as dores com ele. Não invente doença em seu filho, às 3 da manhã, para tentar deixar seu marido com a consciência pesada. No dia seguinte ele nem vai lembrar que colocou sua vida e a de seu filho em risco dirigindo bêbado, por aí, de madrugada.
  8. Pediatra não é mago, para adivinhar o que seu filho tem após vomitar uma vez ou ter tido o primeiro episódio de febre. 

Nenhum comentário: