quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Google lança no Brasil iniciativa contra notícias falsas



O Google deu mais um passo no combate às notícias falsas com o lançamento no Brasil nesta quarta-feira (15) de um selo de checagem de fatos. O recurso aparece em artigos na aba de notícias do Google, no app Google Notícias, e ajuda a identificar reportagens com informações verdadeiras.

A novidade, chamada no exterior de "fact check", foi anunciada em outubro de 2016 e desde então estava disponível apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Agora, chega à América Latina com parcerias no Brasil, México e Argentina.

Por aqui, o Google se aliou às páginas Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública, já conhecidas por checar minuciosamente se as informações que circulam na mídia são verdadeiras. Os artigos desses sites irão aparecer nas buscas do Google com o selo "verificação de fatos".

"A checagem de fatos se firmou como uma área importante do jornalismo nos últimos anos dentro de veículos tradicionais e startups de mídia, que trabalham para averiguar a veracidade de informações sobre mitos urbanos, política, saúde e até a própria imprensa", diz Richard Gringas, vice-presidente da divisão de notícias do Google, em nota.(G1)

Nenhum comentário: