quinta-feira, 25 de setembro de 2008

FTC Feira reafirma compromisso social com a comunidade

O fortalecimento do processo de integração com a comunidade, mediante a oferta de serviços aos habitantes da área de abrangência da instituição. É com esta perspectiva que a FTC Feira realizará, neste sábado (27), no bairro Santo Antônio dos Prazeres, uma série de ações, dentro da proposta do Dia da Responsabilidade Social. O projeto envolve alunos e professores dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Administração, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.
Durante todo o dia, os moradores do bairro, que tem uma população estimada em cinco mil pessoas, receberão orientações sobre coleta seletiva de lixo, higienização de caixas d’água e preservação ambiental. Eles também assistirão a palestras sobre vários temas, a exemplo de Ética e Cidadania e Orçamento Familiar, e terão informações sobre inclusão digital e preparação para ter acesso ao mercado de trabalho – elaboração de currículo e entrevista para emprego.
O maior volume de ações no Dia da Responsabilidade Social será concentrado na área de saúde. Estão programados atendimentos de primeiro socorros, aferição de pressão arterial, campanha de vacinação (de humanos e de animais) exames preventivos, avaliação nutricional e palestras sobre alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos. Os participantes terão acesso ainda a atividades lúdicas diversas, dentre as quais dramatizações, jogos, dinâmicas e filmes educativos.

Ações antecipadas

Antes da programação oficial do Dia da Responsabilidade Social, a FTC Feira, por meio do Colegiado de Enfermagem, já estará promovendo eventos que refletem na melhoria da qualidade de vida da população. Nesta quarta-feira (25), pela manhã, serão realizadas ações de saúde junto aos idosos, de forma lúdica, durante passeio ao Parque da Cidade. O trabalho, segundo a coordenadora do colegiado, professora Hayana Barbosa, será em parceria com a Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia (Asfeb).
Ainda como parte da programação da Semana do Idoso, na sexta-feira (26) haverá uma apresentação circense no Lar do Irmão Velho, onde será instalado um salão de beleza para atender os internos. No mesmo dia, a FTC se tornará parceira da Secretaria Municipal de Saúde para prestação de serviços na Feira de Saúde do bairro Subaé, cujo tema é “Priorizar a saúde é responsabilidade de todos”. A unidade de ensino participará do evento com a presença de estudantes da área e doação de materiais.

Nenhum comentário: