sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Coluna da Semana




Igreja Universal
O bispo Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), foram acusados pelo Ministério Público de São Paulo de lavagem de dinheiro desviado da Universal, de maneira reincidente e com organização criminosa, e formação de quadrilha. O dinheiro dos fiéis era repassado a empresas de fachada ligadas à Universal, que mandavam os recursos para paraísos fiscais no exterior. O dinheiro voltava ao Brasil para a compra de empresas de comunicação e outros bens.

Globo

A TV Globo não perdeu tempo em divulgar a notícia sobre a acusação contra Edir Macedo e a IURD, bem como a rede de comunicação Record. Não duvido nada de que tenha partido da própria Globo a idéia de investigar a IURD, afinal, a Record está comendo a globo pelas beiradas. Já conseguiu exclusividade para as transmissão das Olimpíadas de 2012, entre outros eventos, e no ritmo que vai (ou ia) pode tomar o primeiro lugar em audiência da Globo. Não fosse o fato da IURD explorar a fé das pessoas, eu até aplaudiria a atuação da Record.

Telefones corporativos

Seguindo uma tendência empresarial do momento, a Câmara de Feira de Santana vai disponibilizar celulares corporativos para os gabinetes dos vereadores e o setor administrativo. Este tipo de telefonia permite que os portadores falem entre si pagando menos pelas ligações. Os aparelhos serão de uso exclusivo do trabalho legislativo. Mas, em se tratando da Câmara Municipal...

Quantidade e qualidade

O governo do Estado anda anunciando a construção e inauguração de 05 hospitais na Bahia, além do repasse da gestão, para diversas instituições, de 32 hospitais já existentes. Segundo os aliados do governo, trata-se de uma grande melhoria da qualidade do atendimento na área de saúde no Estado. Estão confundindo qualidade com quantidade.

Gralha estressada
Na semana passada o deputado Zé Neto se aborreceu comigo porque eu desmenti uma inverdade que ele disse no programa de Dilton Coutinho. No seu melhor estilo, ele, sem se ater ao assunto em foco, saiu disparando sua verborragia, falando de diversas coisas ao mesmo tempo, e não me desmentiu, até porque não podia. E eu não prolonguei da discussão para não lhe dar palanque e receoso de que ele tivesse um enfarto. Mas, esta semana, o seu colega deputado, Capitão Tadeu, disse-lhe cara a cara que ele estava mentindo. Ele até que tentou usar o método “gralha estressada” que usou comigo, mas, o Capitão soube colocá-lo em seu lugar. Formiga sabe a folha que corta.

Meio Ambiente
Será realizada nesta Sexta-Feira (14), às 9 horas, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para a discussão e análise do novo Código Municipal de Meio Ambiente. O Código atual é de 1992 e muita coisa mudou durante esse longo intervalo de tempo.

Alma vendida
O vereador Marialvo Barreto (PT), que apurar denúncia feita pelo Jornal Folha do Estado, através da matéria “Vendeu a alma”, publicada na quarta-feira passada (12), na qual acusa um vereador de ter pagado R$ 17,5 mil, referente a uma dívida de R$ 10 mil, a um suposto financiador de campanha. A matéria cita também que, com receios de agressão física, o vereador foi acompanhado de um colega parlamentar para quitar o débito. A matéria traz ainda a seguinte informação: “Durante a campanha, desesperados, candidatos a vereador pedem dinheiro a todo mundo para financiar campanha. Conta-se que não registram na contabilidade eleitoral e, com isso, penhoram até a alma”. Vale salientar que no texto não há citações de nomes e nem local onde ocorreu o episódio.

Flertando com o “inimigo”
Está havendo um rebuliço nas hostes governistas, por conta da possível convocação, por parte do governador Jaques Wagner, do deputado João Leão (PP) para ocupar uma Secretaria no governo do Estado. É que o suplente de Leão é o ex-deputado Federal Jairo Carneiro (DEM), fiel escudeiro do falecido senador ACM. Todos os aliados do governo vêem Carneiro como um adversário, um oposicionista, e não se conformam com a sua ascensão à Câmara Federal através de um ato do governador. Contudo, Jairo Carneiro parece não estar encontrando muito espaço ou apoio no DEM, e não seria surpresa que, uma vez identificada esta situação, o governador estivesse com este ato, tentando conquistar o ex-deputado, reconduzindo-o à Câmara dos Deputados. A política baiana passa por uma faze de ebulição devido às eleições do ano que vem, e as lideranças maiores estão negociando apoios, como um clube de futebol negocia jogadores para a temporada que se aproxima. Portanto, tudo é possível.

Gasparzinho
Comenta-se pelos blogs da vida que o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, trabalha (?) em horários nada convencionais. Ele chega à Secretaria por volta das 20 horas e sai em altas madrugadas. Quando foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer, o mesmo era chamado nos meios artísticos e por profissionais da Imprensa de “Gasparzinho”. Pra quem não sabe, Gasparzinho é um fantasma, personagem de histórias em quadrinhos.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali reservar uma vaga para o deputado Zé Neto na Cardiologia do HDPA. Depois que ler esta coluna, ele vai precisar.

Nenhum comentário: