sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tamiflu caseiro, o Anis Estrelado

O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da produção do comprimido Tamiflu, do laboratório Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Runsfield). Aqui em Feira de Santana o anis estrelado pode ser encontrado nas casas de ervas do Centro de Abastecimento. Contudo, como ele é caro, algo em torno de R$ 40 o Kg, podemos usar o nosso anis nativo, a erva-doce, que possui as mesmas substâncias, ou seja, o mesmo princípio ativo do anis estrelado, e age como anti-inflamatório, sedativo da tosse, expectorante, digestivo, e é recomendado no combate à asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga e gastrointestinais.
Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser feito o chá c com apenas uma colher de café das sementes para cada 200 ml de água, administrado uma a duas vezes dia, de preferência após uma refeição em que se tenha ingerido sal.
O uso da erva-doce como preventivo da gripe H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os primeiros sintomas da gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitar seu maior contágio.
Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do possível contágio pela H1N1, pois a erva não terá mais força substancial para bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório. Como pode causar uma pequena sonolência nas duas primeiras horas após a ingestão do chá, é melhor evitar dirigir ou operar máquinas nestes momentos.
Tanto o Anis Estrelado quanto a Erva-Doce são largamente utilizados em infusões com cachaça, cujo sabor é muito apreciado pelos consumidores destas infusões, conhecidas popularmente como “Folha Podre”. Aqui em Feira de Santana diversos bares vendem infusões de Anis Estrelado e Erva-Doce. Foi muito famoso, no Beco do Mocó, o bar “Farmácia do Dr. Cumpadinho”, especializado em infusões de ervas em cachaça.
Hoje em dia, são referencias nestas infusões, o Bar Kali, na Praça da Kalilândia, o Boteco do Vital, na Rua Comandante Almiro, e diversos bares no Centro de Abastecimento. Portanto, se você é apreciador de uma “Folha Podre”, pode juntar o útil ao agradável, consumindo infusões de anis. Mas, lembre-se: Todo exagero é pernicioso.

N.E. O consumo do anis, em chá ou infusão de cachaça, não substitui a assistência médica necessária.

Nenhum comentário: